O DISCURSO RELIGIOSO NO LIVRO DE TOMBO DA PARÓQUIA DE ITAPEBUÇU-CE (1939-1949): UMA ANÁLISE DIALÉTICO-RELACIONAL EM PERSPECTIVA TRIDIMENSIONAL

 

Yago Bezerra Pessoa 


Resumo:







Este trabalho dissertativo tem o propósito de apresentar um estudo filológico-discursivo de tipos documentais coletados no Livro de Tombo da Paróquia de São Miguel Arcanjo de Itapebuçu-CE, ameaçados de corrupção pelos danos causados pelo efeito do tempo e pelos fatores ambientais do espaço em que estão arquivados. Dessa maneira, a construção metodológica deste empreendimento resulta de uma coleta ampla de documentos religiosos que passaram por um tratamento filológico de edição fac-similar e semidiplomática, posteriormente acompanhada da análise tridimensional dos modos de operação ideológica praticados nestes textos/discursos de natureza eclesiástica, segundo a proposta teórico-metodológica da Análise de Discurso Crítica de Fairclough (2010; 2016), cujo modelo conhecemos como sendo de natureza tridimensional. Ao processo metodológico de aproximação do trabalho filológico com o método de análise do discurso religioso, buscou-se o fortalecimento de ambas as correntes epistemológicas, promovendo aquilo que Irineu (2014) chamou de “filologia do discurso”. Para tanto, acionamos categorias analíticas e conceitos teóricos da Filologia, amparados nos estudos de Spina (1977), Melo (1981), Cambraia (2005), Lamas (2009), Santiago-Almeida (2011), Santos (2015), Telles e Da Gama (2016), Marcotulio (2018), Borges (2020) e Souza (2020). Quanto às análises de discurso crítica, dialogamos com Resende e Ramalho (2004; 2011), Irineu (2014) e Fairclough (2010; 2016). Ainda no campo da Análise de Discurso de outras correntes, dialogamos com Fiorin (1990), Orlandi (2005), Foucault (1996; 2008) e Bakhtin (2011). Para o melhor entendimento da estrutura hierárquica da Igreja Católica, estabelecemos contato direto com os preceitos jurídico-eclesiásticos do Código de Direito Canônico (2017). O resultado das análises empreendidas demonstra que o discurso religioso é estruturado tendo como propósito comunicativo a construção de uma ideologia religiosa que encontra a sua sustentação na transmissão de textos/discursos que emanam de uma cúpula poderosa da Igreja Católica em direção ao Povo de Deus, sendo este formado por homens, mulheres e crianças que comungam dos preceitos da fé cristã católica e partilham suas vidas em duas esferas: a espiritual e a material. Portanto, o estudo das práticas textuais, discursivas e sociais da Igreja Católica tende a demonstrar o poder representado pela simbologia do sagrado, permitindo evidenciar as muitas tramas ideológicas que ganham força e amplitude dentro dos espaços religiosos, destacando a hegemonia das práticas discursivas no seio das paróquias e das dioceses, estas resultantes das ações dos bispos e párocos que as governam, homens socialmente respeitados e canonicamente instituídos como promotores da fé pela Santa Sé Apostólica.



Pessoa, Yago Bezerra. O discurso religioso no Livro de Tombo da Paróquia de Itapebuçu-CE (1939-1949): uma análise dialético-relacional em perspectiva tridimensional. 2022. 243 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em:  

Comentários