EDIÇÃO E ANÁLISE DE PROVISÕES DE PROFESSORES DE PRIMEIRAS LETRAS DO CEARÁ IMPERIAL(1834-1856)

 

Nadja Maria Pinheiro


Resumo:








Esta dissertação traz a lume um tipo documental muito recorrente no contexto cearense da primeira metade dos anos oitocentos, início do período imperial brasileiro, trata-se da provisão. Sua função consistia em conferir a alguém benefício ou cargo por ordem de uma autoridade, em vista disso, há provisões para exercer as mais diversas ocupações, como tabelião, escrivão, médico, escriturário. No Arquivo Público do Estado do Ceará, encontram-se muitos exemplares de textos manuscritos pertencentes a esse tipo documental, desta feita, desenvolveu-se o estudo da provisão destinada ao cargo de professor, especificamente do ensino básico, então conhecido como Primeiras Letras. A partir de vinte provisões selecionadas dos códices da instituição supracitada, com datação de 1834 a 1856, realizou-se a edição semidiplomática baseada nas normas propostas pelo grupo de pesquisas Práticas de Edição de Textos do Estado do Ceará (PRAETECE), caracterizando-se assim o corpus desta pesquisa. Para dar a conhecer de forma plena o tipo documental provisão de professor de Primeiras Letras, realizou-se análises em que dialogaram entre si as seguintes ciências: Filologia, Paleografia/Diplomática, História e também Linguística, demonstrando, portanto, o caráter interdisciplinar e complexo deste estudo. Os textos editados filologicamente possibilitaram a descrição da estrutura diplomática da provisão de professor de Primeiras Letras, a partir da leitura atenta às características paleográficas de cada documento do corpus, fundamentando-se em Spina (1994), Cambraia (2005), Acioli (2003), Piqueras (2004), Bellotto (2002, 2004), Martins (2015). Para a compreensão do contexto socio-histórico e educacional da província do Ceará, no qual foram engendradas as provisões, utilizou-se Castelo (1970), Girão (1984), Andrade (2006, 2008). Em relação à análise dos aspectos linguísticos, investigou-se as formas lexicais concernentes à figura do professor e a sua profissão constantes nas provisões, apoiando-se em Seabra (2006, 2015), Abbade (2006), Oliveira e Isquerdo (2001). Dessa forma, como resultado desta pesquisa, considerou-se de grande valia o resgate de documentos manuscritos, como as provisões de professor de Primeiras Letras, as quais contribuem para a compreensão da história da educação cearense no império, face a tantas mudanças ocorridas desde a independência do país, além de contribuírem para a história da língua portuguesa. Eis, portanto, a relevância de estudos que se estabeleçam por meio da interdisciplinaridade, os quais conduzem a conhecer amplamente seu objeto de investigação, como os documentos manuscritos históricos.  


Pinheiro, Nadja Maria. Edição e análise de provisões de professores de primeiras letras do Ceará Imperial(1834-1856). 2019. 131 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: 

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