A PRESENÇA DA MULHER NA GESTÃO DAS ESCOLAS ESTADUAIS EM FORTALEZA: CONQUISTAS E ANSEIOS NA PERSPECTIVA DA DUPLA JORNADA DE TRABALHO

 

Luciana Guedes Araujo


Resumo:







O presente trabalho monográfico adotou como objetivo geral compreender o processo de feminização da profissão docente, com destaque para o lugar da mulher nas atividades de gestão, no sentido de identificar os desafios e as dificuldades de sua atuação profissional na perspectiva da dupla jornada de trabalho. Como desdobramentos, buscamos apontar o limiar e a ascensão do movimento de feminização do magistério, salientando a função da mulher no exercício da gestão; Discutir os impactos da inserção da mulher no mercado de trabalho, principalmente, com relação à duplicação da jornada de trabalho; Analisar o significado da presença da mulher na gestão das escolas estaduais do Ceará, identificando os desafios, as dificuldades e as perspectivas da sua atuação profissional. A pesquisa tem natureza empírica, tendo sido realizada em três (3) escolas pertencentes à Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza – SEFOR III(Região IV e V). A pesquisa de campo de se deu com a aplicação de um questionário as três (3) gestoras responsáveis por tais escolas. Para fundamentar teoricamente as análises, recorremos às contribuições de Souza (2003), Bruschini e Amado (1988), Borges (2007) e Araújo (2006), dentre outros, que se dedicam a estudar o tema em questão. Constatamos que galgar uma vida profissional exige vários sacrifícios das mulheres e se manter firme neste propósito é um verdadeiro desafio numa sociedade marcada desde as suas origens por desigualdades econômicas e sociais, as quais são potencializadas pelo machismo, no caso, das mulheres trabalhadoras.


ARAÚJO, LUCIANA GUEDES. A PRESENÇA DA MULHER NA GESTÃO DAS ESCOLAS ESTADUAIS EM FORTALEZA: CONQUISTAS E ANSEIOS NA PERSPECTIVA DA DUPLA JORNADA DE TRABALHO. 2017. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: 


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