ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ANÁLISE CRÍTICA DE UM PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LITERÁRIA COM ADOLESCENTES
Este texto monográfico visa buscar subsídios para a análise do projeto institucional Revista Literária Caminho das Letras, realizado na E. E. Dr. Waldemar Neves da Rocha, escola localizada no município de Teófilo Otoni, nordeste de Minas Gerais. O projeto é visto pela escola como recurso didático para incentivar a leitura e a produção de textos. Mas muito se tem questionado: O que leva uma escola pública à criação de um projeto de escrita, predominantemente, literária? O projeto tem obtido resultados satisfatórios? Como se desenvolve esse projeto? Quais as condições em que esse projeto é desenvolvido? O que é possível fazer para otimizar o projeto? Quais os entraves para essa otimização?
Para tanto, a pesquisa, em seu primeiro capítulo, busca mostrar um panorama objetivo da qualidade do ensino de Língua Materna em Minas em relação ao Brasil e a países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). Os dados são oferecidos pelo Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (SIMAVE), da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e é responsável pelas avaliações de desempenho dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio, pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA, sigla em inglês) que apresenta, a cada três anos, à OCDE, um estudo com a demonstração da situação da educação no mundo.
A análise dos resultados conduz à conclusão de que o ensino de Língua Materna no Brasil é vulnerável: é baixo o rendimento escolar em leitura e interpretação. Assim, esta pesquisa buscou, tanto em linguistas quanto em literatos, respostas para duas questões já que o conceito de leitura em Língua Portuguesa envolve Língua e Literatura: “Quais as causas de os resultados do ensino em Língua Materna, sobretudo no que tange ao ensino de leitura e interpretação, não serem compatíveis com o desejável?” e “Como é possível reverter o quadro de ineficiência e ineficácia do ensino de Língua Materna?”
[...]
Assim a pesquisa se volta para o campo das teorias, mais especificamente, dos conhecimentos linguísticos produzidos pela Linguística Textual. Essas teorias que embasam os PCNs e que devem nortear o trabalho de autores de livros didáticos e, sobretudo, de professores. A discussão evolui no sentido de oferecer elementos para que se compreenda a rede de relações que conforma o discurso. Daí a preocupação em que se ative o conhecimento sobre a atividade comunicativa como cena enunciativa e enunciação; processo e produto; atividade e efeito de sentido. Para tanto, elucidaram-se as noções de texto, gênero, discurso, instâncias do discurso; descreveu-se o processo interlocutivo (falar/escrever, ouvir/ler) e apresentou-se a orientação discursiva.
A visada da prática de ensino de Língua Portuguesa, passível de ser operacionalizada metodologicamente, foi dada por Pietri sobre um ensino de leitura fundado na intertextualidade; por Marcuschi que trouxe considerações importantes sobre as questões que se devem pôr para que os alunos realmente desenvolvam habilidades de leitura; por Dell’Isola, ao descrever o processo de leitura; por LopesRossi que expõe as Sequências Didáticas de Dolz, Noverraz e Schneuwly para a abordagem do texto não-literário. A Literatura surge sob a visão historiográfica, sincrônica e diacrônica de Jauss, coadunada por Bosi, Bakhtin, Candido apresentada por Cereja, 2009, e para a abordagem do texto literário como uma necessidade para o desenvolvimento da racionalidade e da sensibilidade humana, como o propõe Goulart, 2012.
[...]
TIMO, Tércia Rodrigues. Ensino de língua portuguesa: análise crítica de um projeto de leitura e escrita literária com adolescentes. 2012.
Comentários
Postar um comentário