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EVENTO: CURSO DE ESCRITA TERAPEUTICA

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  CURSO DE ESCRITA TERAPÊUTICA: Mais do que uma forma de contar histórias, a escrita também pode ser um meio de buscar autoconhecimento e entender sentimentos. Por isso, a expressive writing, ou escrita terapêutica, vem ganhando cada vez mais espaço nos tratamentos emocionais. Se você busca autoconhecimento através da Leitura, Literatura e Escrita você PRECISA participar desta turma. O curso está lindo e contamos com a sua presença. CURSO GRATUITO E ON-LINE. INSCRIÇÕES ATÉ O DIA 16/12/2022. A ser ministrado pela pesquisadora e escritora Erika Albuquerque (UEMA/UST). LINK PARA INSCRIÇÃO: https://forms.gle/LZXPWZrUdDefMbWZ9

II CICLO DE DEBATES EM LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL SERÁ REALIZADO DE FORMA REMOTA EM PARCERIA COM O LABORATÓRIO DE LÍNGUA PORTUGUESA (LABPORT – UFSM)

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Nos dias   10 de novembro   e   1º de dezembro , ocorrerá o   II Ciclo de Debates em Linguística Sistêmico-Funcional , ofertado pelo Grupo SAL (Sistêmica, Ambientes e Linguagens) e realizado de forma remota. O evento é organizado pelo Laboratório de Língua Portuguesa (LabPort – UFSM). Os debates propostos têm como tema a pesquisa em gêneros textuais e aplicações pedagógicas (dia 10/11) e descrição e análise linguística (01/12). Na primeira sessão, serão apresentadoras as Professoras Doutoras Anidene de Siqueira Cecchin (Rede Municipal de Ensino – Santa Mari), Carla Carine Gerhardt (Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Bento Gonçalves), Carolina Zeferino Pires (Colégio Militar – Porto Alegre) e Michele Mafessoni de Almeida (Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Porto Alegre) A segunda sessão (01/12) terá como debatedoras as Professoras Doutoras Gláucia Cristina Maia Réga Serra (Colégio Militar – Brasília) e Ana Paula Carvalho Schmidt (Universidade Federal de Sa...

EVENTO: O IV SEMINÁRIO INTERFERÊNCIAS: UTOPIAS, DISTOPIAS, OUTRAS EPISTEMOLOGIAS

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  O IV Seminário Interferências: Utopias, Distopias, Outras Epistemologias terá transmissão ao vivo no YouTube, pelo canal do Programa de Pós-graduação em Estudos de Literatura da UFF. A transmissão poderá ser acessada através do link https://youtube.com/playlist?list=PL0Nm6h7HMQy45aRb_pBYd06y0dtAyLRFt

UMA ANÁLISE DA CONCEPÇÃO DE LEITURA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS PARA O ENSINO MÉDIO EM ALAGOAS

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  RESUMO O objetivo deste trabalho é estabelecer a relação existente entre situações propostas nos itens de leitura da avaliação do Ensino Médio no Estado de Alagoas, o Aprendizagem da Rede Estadual de Ensino de Alagoas (doravante AREAL), e o Referencial Curricular de Língua Portuguesa da Rede Estadual de Ensino de Alagoas (doravante RECREAL). Os teóricos que dão luz a esta pesquisa, em especial a concepção de leitura, são (KOCH, 2014; JOUVE, 2002; THÉRIEN, 1990; BOURDIEU E CHARTIER, 2011; SILVEIRA E OLIVEIRA, 2015; MARCUSCHI, 1996; 2008); sobre o prisma da literatura que trata da leitura, trabalhamos com (KOCH, 1997, 1989, 2006; PRESTES, 2000; ELIAS, 2011; GERALDI, 1985; BATISTA, 2016; RONCARATI, 2010; SOLÉ, 1988; TERZI, 2002, ZILBERMAN & SILVA, 2002). Ademais, verificam-se também as bases teórico-metodológicas do AREAL e do RECREAL, no que se refere à concepção de leitura subjacente tanto ao teste quanto ao referencial; o respectivo estudo efetiva-se por meio de uma análise d...

LUSOECOLOGIAS: COMPLEXIDADE, AGÊNCIA E RESISTÊNCIA MAIS-QUE-HUMANAS NO ANTROPOCENO LUSÓFONO

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  Chamada de comunicações (até 30-11-2022) para o simpósio: ‘Lusoecologias: complexidade, agência e resistência mais-que-humanas no Antropoceno lusófono’  Data do simpósio: 30-31 março 2023  Convidam-se expressões de interesse para participação num simpósio de dois dias, previsto para março de 2023 na Universidade de Oxford, com vista à publicação de uma coleção editada sobre ‘Ecologias Lusófonas’. Pretende-se que este seja o primeiro passo decisivo de um projeto colaborativo de pesquisa que situará os Estudos Ambientais e a Ecocrítica dentro do âmbito dos Estudos Lusófonos e da literatura em geral.  As crises antropogênicas da mudança climática, do colapso ambiental e da perda de biodiversidade tornam este o momento ideal para uma consideração aprofundada das contribuições únicas oferecidas pelas culturas lusófonas quanto ao enfrentamento de questões ecológicas.   Nosso objetivo é fomentar discussões sobre como obras em língua portugues...

CABO-VERDIANO: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E POLÍTICAS LINGUÍSTICAS

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A 5ª. sessão de palestras convidadas da série   Variedades de Português e Línguas de Contacto de Base Portuguesa ao Redor do Mundo , iniciada pelo   Centro de Investigação para Estudos Luso-Asiáticos (CIELA)   em 2021 contará com duas apresentações tendo como foco a língua crioula cabo-verdiana e a variedade emergente de português em Cabo Verde. As oradoras convidas são as Professoras Doutoras Nélia Alexandre e Fernanda Pratas, da Faculdade de Letras, Centro de Linguística (CLUL), Universidade de Lisboa. A ligação por ZOOM tem acesso aberto a todos os interessados e encontra-se igualmente mencionada no cartaz do evento: https://umac.zoom.us/j/97470532547 RESUMOS Nélia Alexandre  (Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Centro de Linguística) ‘Entre o Cabo-verdiano e o Português: efeitos do contacto’ Em todos os países africanos em que o Português é a língua oficial (conhecidos por PALOP), esta língua convive com outras, nomeadamente, com as crioulas ou bantas. A...

A INTERFACE FONÉTICA-FONOLOGIA ATRAVÉS DA PESQUISA EXPERIMENTAL

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  Palavras-chave :  Interface, Fonética, Fonologia, Experimentação Resumo Este trabalho propõe quatro princípios norteadores para um trabalho de interface entre fonética e fonologia que se fundamentam na pesquisa experimental. Fundamentam-se em práticas nas áreas de fonética Experimental e Sociolinguística que visam a permitir que as teorias de ambas as disciplinas se desenvolvam ancoradas em quatro regras: o paradoxo do observador, o vínculo entre produção e percepção da fala, um detalhamento maior dos resultados estatísticos inferenciais e a correlação entre variáveis linguísticas e grandezas fonéticas. Esses princípios são exemplificados a partir de três temas: a harmonia vocálica, o encontro acentual e a construção do sistema fonológico de uma língua.  https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/letronica/article/view/42422/27746

CHAMADA V. 16, N. 1, 2023 - PSICOLINGUÍSTICA E NEUROLINGUÍSTICA EM INTERFACES

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A linguagem é estudada a partir de perspectivas teóricas e experimentais variadas, em diferentes áreas de pesquisa, como a Linguística, a Fonoaudiologia, a Psicologia e a Educação. Dentro da própria Linguística, encontram-se várias abordagens dos estudos da linguagem. Esta chamada da Revista Letrônica pretende dar espaço para publicações de duas das ramificações da Linguística bastante marcadas pelas interfaces, pela inter/multidisciplinaridade - a Psicolinguística e a Neurolinguística. Assim, aceitam-se artigos das áreas da Psicolinguística e da Neurolinguística em interface com disciplinas como a Educação, a Neurologia, a Psicologia Cognitiva, a Computação, dentre outras. Artigos produzidos por pesquisadores/as integrantes do grupo de Psicolinguística e Neurolinguística da Abralin (Associação Brasileira de Linguagem), onde se incluem os membros do Grupo de Trabalho (GT) de Psicolinguística da ANPOLL (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística) são bem-vin...

VI COLÓQUIO INTERNACIONAL DE LETRAS DA UNEMAT (CILE)

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O  VI CILE - Colóquio Internacional de Letras: sob a pele das linguagens: Ensino e Desterritorialização de Paradigmas  objetiva promover diálogos interdisciplinares entre o domínio da Educação e suas áreas afins, dando continuidade às edições anteriores do referido evento. A proposta do VI CILE é compreendida na dinâmica entre ensino-aprendizagem e a quebra de paradigmas sociais/culturais que circundam o universo educacional. Amparando-nos, de igual modo, na comunicação entre a graduação, pós-graduação e comunidade externa (professores da educação básica e demais interessados), o VI CILE pretende abarcar discussões que potencializem o olhar crítico dos estudantes para determinadas problemáticas no âmbito da educação, a saber: inclusão, o ensino de línguas estrangeiras, a receptividade do texto literário em sala de aula, a língua materna e suas variações linguísticas e culturais, dentre outras tópicas importantes ao contexto de formação e atuação do pro...

CONSIDERAÇÕES SOBRE O CONTEXTO DE CULTURA NA LINGUÍSTCA SISTÊMICO-FUNCIONAL

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 Wagner Rodrigues Silva  Universidade Federal do Tocantins–UFT, Campus de Araguaína Introdução (trecho) As pesquisaspor mimdesenvolvidasno âmbito da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) seaproximamde algumas escassasinvestigaçõesbrasileiras, cujo enfoqueeucaracterizo, inicialmente,comonão disciplinar,ou, nos termos de Pennycook (2001:174), como uma Linguística Aplicada(LA) “comumaatitude”.Tais investigaçõesfocalizamcriticamenteo ensinoou a formação de professoresde línguas, a exemplo dos trabalhos realizados porMottaRoth (2013; 2009), comos quais dialogomais diretamente neste artigo2. Esta investigação está situada naLA,caracterizadanão como umadisciplina, um domínio,umcampode conhecimento, mas como umaprática móvelouindisciplinarde estudoda linguagem, descompromissadacom o fortalecimento ou a confirmação de pressupostos teóricometodológicos de teorias de referência(Pennycook, 2003; Signorini, 1998).Esta pesquisa está inscrita num paradigma emergente de investigação científic...

O VOCABULARIO PORTUGUEZ, E LATINO: PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA OBRA LEXICOGRÁFICA DE RAFAEL BLUTEAU

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  A publicação do Vocabulario Portuguez, e Latino (1712-1728) constitui um marco na história da lexicografia portuguesa, introduzindo inovações no que respeita aos objectivos da obra dicionarística e ensaiando metodologias para uma mais eficaz pesquisa lexicológica. A comparação com os trabalhos precedentes, de Agostinho Barbosa e Bento Pereira, revela uma obra de dimensões superiores, composta por oito tomos in-fólio, ricamente encadernados, a que se acrescentaram dois volumes de suplemento, perfazendo mais de 7000 páginas. Para além dos aspectos quantitativos, marca a transição para a dicionarística moderna do português, e nela encontramos artigos textualizados que incluem abundantes notícias históricas, geográficas, científicas, literárias e religiosas. O Vocabulario é ainda indissociável da figura do autor, um padre teatino francês, que só aos trinta anos aprendeu português, em virtude de ter sido enviado para Lisboa pelos superiores em 16681. http://clp.dlc.ua.pt/Publicacoes/v...

A TOPONÍMIA COMO CONSTRUÇÃO HISTÓRICOCULTURAL: O EXEMPLO DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO CEARÁ

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Resumo A toponímia é definida como estudo etimológico dos nomes de lugares. A análise dos topônimos, portanto, costuma se restringir aos aspectos lingüísticos e históricos da sua origem sem levar em conta que a denominação dos lugares é, de fato, um processo político-cultural que merece uma abordagem além do nome atribuído a uma localidade. Sob uma perspectiva histórica na Geografia Cultural, sugerem-se diferentes focos de pesquisa para o estudo da toponímia que serão ilustrados através de exemplos concretos: 1) A análise dos nomes dos lugares, suas diferentes origens (por exemplo, tupi, português) e sua distribuição espacial, levando-se em conta as diferentes escalas de análise desde locais isolados como fazendas, municípios, regiões ou estados; 2) A pesquisa histórica contextualizada dos nomes dos lugares para revelar a dinâmica da sua denominação e renominação no tempo e no espaço e os motivos e agentes político-culturais atrás desse processo (o exemplo da política territorial de Ge...

FONOLOGIA LEXICAL DO PORTUGUÊS

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  https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/download/8636848/4569

UMA ANÁLISE SEMÂNTICO-LEXICAL DA FALA DOS AGRICULTORES DO MUNICÍPIO DE POTIRETAMA-CE

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  RESUMO:  Esta pesquisa apresenta uma análise semântico-lexical dos aspectos relacionados ao vocabulário da agricultura, encontrados na fala dos agricultores do município de Potiretama-CE. Para tal empreitada, realizamos uma pesquisa de campo por meio de um questionário de caráter onomasiológico, com perguntas diretas, que partem da significação para obter-se as determinadas formas linguísticas que lhe seja correspondente, para um grupo de agricultores do sítio Baixinha, Zona Rural do referido município. Para o registro dessas designações, aplicamos a escrita grafemática, a fim de demonstrar os dados de acordo com a fala dos participantes, representando a modalidade oral da língua, e, para transcrição das lexias, seguimos a norma da língua escrita. A análise dos dados foi realizada na perspectiva quantitativa, possibilitando-nos, principalmente, a percepção da frequência das variantes mencionadas; e qualitativa, favorecendo a detalhada descrição das formas lexicais recolhidas...

EXILIUM: REVISTA DE ESTUDOS DA CONTEMPORANEIDADE | CHAMADA PARA DOSSIÊ "ORIENTALISMO ÁFRICA E ÁSIA PORTUGUESA"

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  A  Exilium Revista de Estudos da Contemporaneidade  da Cátedra Edward Saïd da Unifesp segue com chamada aberta, até 31 de dezembro, para publicação em 2023 de artigos inéditos sobre orientalismo, especialmente envolvendo História, Literatura e Cultura da África e Ásia de língua portuguesa. Submissões somente via  site , respeitando estritamente as  Diretrizes para autores , que estejam em consonância com a  linha editorial  do periódico e se encaixem em suas  seções .