OS DRAMAS CANTADOS DE GUARAMIRANGA – CEARÁ: MEMÓRIA, IDENTIDADE E CONVÍVIO

 


RESUMO 






O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa etnográfica realizada na cidade de Guaramiranga – Ceará, com a finalidade de estudar Os Dramas Cantados, manifestação expressiva tradicional ligada às artes cênicas que se mantem viva no Maciço de Baturité nos últimos cem anos. Procurou-se entender como música e cena interagem para compor a representação teatral de grupos de dramistas de Guaramiranga. Buscou-se identificar aspectos musicais dos dramas referentes à criação das cenas e a representação dos personagens. Propor uma classificação com base nos aspectos constituintes das diversas formas dos dramas observados e evidenciar como certos dramas são conformados a partir de concepções idiossincraticamente ligadas a cada mestra de drama. Constatou-se a ausência de estudos acadêmicos e publicações sobre o objeto desta Tese, o que corrobora para a realização da presente pesquisa. Dentre os poucos estudos encontrados sobre os dramas cantados do Ceará, o de Pontes (2011), relativo aos Dramas de Tia nguá, e o de Barroso (no prelo), aos do Litoral Leste, propiciaram os diálogos entre estes e os Dramas de Guaramiranga, motivo pelo qual o trabalho de campo tornou-se recurso fundamental para um conhecimento de primeira mão da manifestação estudada. Elegeu-se como contribuição importante para a difusão e preservação da memória dos Dramas Cantados de Guaramiranga o registro das melodias em partituras musicais, bem como a descrição do desenrolar cênico, o que permitirá às futuras gerações a posse e usufruto deste conhecimento. 


https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/EBAC-9TCG9Z

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