CONSIDERAÇÕES SOBRE O CONTEXTO DE CULTURA NA LINGUÍSTCA SISTÊMICO-FUNCIONAL



 Wagner Rodrigues Silva 
Universidade Federal do Tocantins–UFT, Campus de Araguaína

Introdução (trecho)

As pesquisaspor mimdesenvolvidasno âmbito da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) seaproximamde algumas escassasinvestigaçõesbrasileiras, cujo enfoqueeucaracterizo, inicialmente,comonão disciplinar,ou, nos termos de Pennycook (2001:174), como uma Linguística Aplicada(LA) “comumaatitude”.Tais investigaçõesfocalizamcriticamenteo ensinoou a formação de professoresde línguas, a exemplo dos trabalhos realizados porMottaRoth (2013; 2009), comos quais dialogomais diretamente neste artigo2.

Esta investigação está situada naLA,caracterizadanão como umadisciplina, um domínio,umcampode conhecimento, mas como umaprática móvelouindisciplinarde estudoda linguagem, descompromissadacom o fortalecimento ou a confirmação de pressupostos teóricometodológicos de teorias de referência(Pennycook, 2003; Signorini, 1998).Esta pesquisa está inscrita num paradigma emergente de investigação científica cujo objeto de investigação determina a mobilizaçãoe a transformaçãode pressupostos teórico-metodológicosde diferentes disciplinas oucampos do conhecimento, com a finalidade de solucionarou minimizarproblemas sociais envolvendo a linguagem, elaborados do ponto de vista científico a partir de contextos situados3.Compartilho da concepção da LA proposta por Pennycook (2001),aqualé denominadadeLinguística Aplicada Crítica.

corresponde a uma abordagem inconstante e dinâmica para questões de linguagem e educação, diferentemente de um método, umconjunto de técnicas ou um corpo fixo de conhecimento. E melhor do que ver linguística aplicada crítica como uma nova forma de conhecimento interdisciplinar, eu prefiro vê-la como uma formaantidisciplinar, como uma forma de pensar e fazer queesteja sempre questionando, sempre buscandonovos esquemas de politização. (Pennycook, 2001:173: itálico do original)


[continua] 


https://www.mundoalfal.org/CDAnaisXVII/trabalhos/R0054-1.pdf

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