É CROCODILAGEM DA BOA: UMA ANÁLISE PRAGMÁTICA DOS DISCURSOS PRÓ E ANTIVACINA NAS CANÇÕES DE CHICO CÉSAR
Gabriela
Maciel Araújo
Resumo:
Com a chegada da Covid-19, a forma como interagimos e vivenciamos o mundo mudou. Através da língua e das diversas formas de produção artística podemos observar essas mudanças e problematizar questões sociais que surgiram e foram agravadas nesse cenário. No período pandêmico, a arte teve o papel não só de aliviar as tensões impostas pelo período, mas de se apresentar como uma produção política, promovendo engajamento e mostrando seu lado crítico e conscientizador. Desse modo, a presente pesquisa tem como objetivo analisar o discurso pró e antivacina em duas canções de autoria do cantor e compositor Chico César intituladas Pico e Crocodilagem na Praia do Jacaré, produzidas durante o isolamento social. Para realizar as análises das referidas canções, adotamos uma abordagem pragmática do discurso, considerando os conceitos da Linguística Aplicada nas discussões desenvolvidas por Menezes (2009), Pennycook (2007) e Moita Lopes (2009), em diálogo com os princípios de Pragmática postulados por Rajagopalan (2011), Alencar (2010) e Crystal (2008), com os conceitos de fake news (FONTANA, 2021) e de pós-verdade (MARQUES, 2021), considerando os estudos de Bakhtin (2010) sobre o fenômeno da Carnavalização. Por fim, identificamos temáticas como o negacionismo científico, o distanciamento social, a imunização voluntária/compulsória e outras temáticas que surgiram paralelamente. Concluímos as análises observando a predominância do discurso pró-vacina nas canções e como o discurso antivacina é ironizado pelo artista, pois não encontra embasamento científico que respalde seu posicionamento.
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