Livro: HISTÓRIA E FUNCIONAMENTO DAS LÍNGUAS NATURAIS

 

A coletânea intitulada História e funcionamento das línguas naturais: raízes e sementes da pesquisa acadêmica em Letras é resultante dos artigos submetidos ao Edital nº 04/2021 do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLinC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que, no contexto da UFBA em Movimento, tornou pública a abertura de chamada para a publicação de capítulos em dois volumes, em formato e-book, vinculados às duas áreas de concentração vigentes no programa: História e funcionamento das línguas naturais, volume I; e Linguagem e interação, volume II, com textos científicos originários de trabalhos da Graduação e da Pós-Graduação apresentados no evento conjunto: XIII Seminário Estudantil de Pesquisa em Letras (SEPESQ) e o Seminário Comemorativo dos 10 anos de Criação do PPGLinC em 2020. 
O XIII SEPESQ e Seminário Comemorativo dos 10 anos de Criação do PPGLinC foi um momento de celebração das atividades de ensino e pesquisa no âmbito do Instituto de Letras da UFBA (ILUFBA). O XIII SEPESQ é um evento anual que proporciona a reunião e exposição das diversas possibilidades de pesquisa estudantil e programas de extensão que se desenvolvem no âmbito do ILUFBA. O compartilhamento de saberes, experiências e conhecimentos é de vital importância como espaço de divulgação da produção de conhecimento em Letras, bem como para o incentivo na formação de novos pesquisadores. O evento, que promove a divulgação da pesquisa acadêmica, tanto no âmbito da graduação como da pós-graduação, incorporou, na sua XIII edição, em 2020, o Seminário Comemorativo dos 10 anos do PPGLinC. 
O PPGLinC/UFBA é o resultado do desmembramento do antigo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPGLL), criado no ano de 1996 e deri vado do primeiro curso de mestrado em Letras da UFBA, de 1976. A atual configuração teve início em 2010, após aprovação da Proposta nº 5.088, na 112ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), realizada em 2 de outubro de 2009. 
O programa é atualmente composto de duas áreas e seis linhas de pesquisa, que beneficiam uma gama de estudantes baianos, bem como outros de fora do estado e mesmo de fora do país, os quais multiplicam as teias e redes de relações quando se distribuem por instituições diversas pelo país afora.

GONÇALVES, Eliana Correia Brandão et al. HISTÓRIA E FUNCIONAMENTO DAS LÍNGUAS NATURAIS.


Comentários