CAMPOS SEMÂNTICOS: ANÁLISE SEMASIOLÓGICA DE UM AUTO DE QUERELLA DO SÉCULO XIX


Ticiane Rodrigues Nunes
 Expedito Eloísio Ximenes


Introdução 








Buscamos compreender, através das teorias das ciências do léxico, como os campos semânticos nos ajudam a resolver questões de Semântica dentro das futuras pesquisas que almejamos realizar. Além de acreditarmos que com a organização dos termos em seus campos semânticos, haverá a difusão da estrutura semântica dos textos analisados.

 Pretendemos, ainda, tornar nosso estudo uma pesquisa que motive outras pesquisas que desenvolvam a teoria dos campos semânticos e que popularize os documentos da administração pública da Capitania do Siará Grande, como um corpus linguístico, sociológico e histórico para pesquisas diversas. 

Neste estudo trabalharemos com as teorias Terminográficas como ponto de partida para percorrer o caminho teórico que nos conduzirá à teoria dos campos semânticos desenvolvida por Eugenio Coseriu (1977), em sua obra intitulada Princípios da Semântica Estrutural. Em consonância com Krieger e Finatto (2004), a Terminologia encontra na Terminografia uma maneira de construir e aprimorar glossários, organização de termos e banco de dados que comportem as palavras e os vocábulos de uma determinada área de conhecimento, grupo social e/ou profissional. 

A partir dos conhecimentos terminográficos, veremos que é possível reunir termos e vocábulos que possuem aspectos semânticos semelhantes, ou seja, os termos podem ser agrupados por terem um traço, finalidade em comum ou, simplesmente, por pertencerem a uma mesma área de conhecimento. E é essa última característica que aproxima a Terminografia da teoria dos campos semânticos, pois ambas tratam de termos e vocábulos restritos a um mesmo seguimento, mas que podem estar presentes também em outras áreas. 

Vejamos, então, como as teorias contribuem para o arranjo semasiológico dos vocábulos e das palavras do corpus analisado.


NUNES, Ticiane Rodrigues; XIMENES, Expedito Eloísio. CAMPOS SEMÂNTICOS: ANÁLISE SEMASIOLÓGICA DE UM AUTO DE QUERELLA DO SÉCULO XIX.


https://gelne.com.br/arquivos/anais/gelne-2012/Arquivos/%C3%A1reas%20tem%C3%A1ticas/Sem%C3%A2ntica/Ticiane%20-%20CAMPOS%20SEM%C3%82NTICOS%20AN%C3%81LISE%20SEMASIOL%C3%93GICA%20DE.pdf

Comentários