PRESSUPOSTOS ENUNCIATIVOS DA LINGUAGEM
Resumo
Considerando, concomitantemente,
três ideias: 1ª) “levando em consideração que dominar uma língua particular
implica algo mais do que dominar um determinado código, implica a apropriação e
construção de formas peculiares de entender e conceber o mundo”, (BERENBLUM,
2003, p.179); 2ª) “o foco de interesse do pesquisador qualitativo é
diversificado e busca a obtenção de dados descritos mediante o contato direto e
interativo com a situação objeto” (CRESWEL, 2006, p. 79) e; 3ª) que toda
compreensão de um texto falado ou escrito implica numa responsividade e
consequentemente em um juízo de valor (BAKHTIN, 1992); delineia-se o
pressuposto de que as metáforas traçadas na linguagem acadêmica expressam os
juízos de valor que norteiam comportamentos e relações educacionais, carecendo
de uma análise epistemológica de modo interdisciplinar.
https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/65941
Comentários
Postar um comentário