O CONTEXTO COMPLEXO DOS ARQUIVOS ESCOLARES

 RESUMO

O arquivo escolar é uma unidade de informação que, no Brasil, ainda não possui diretiva nacional. Contudo, se apresenta como fonte de informação social e científica de crescente relevância, cuja gestão da informação e do conhecimento é necessária. As alterações no Regime de Informação, precipitadas pela Pandemia do Coronavírus-19, agravaram os problemas causados pela ausência de Profissionais da Informação. A partir de 2018, devido à promulgação da Lei Geral de Proteção de Dados, existe a demanda do fluxo inadequado das chamadas informações pessoais econômicas ou sensíveis. Sob metodologia de pesquisa de Revisão bibliográfica, de natureza básica, qualitativa e descritiva, o objetivo deste estudo foi identificar as principais diretrizes generalistas, de aplicabilidade viável nos sistemas de ensino nacionais, voltados para a gestão documental em arquivos escolares, no contexto complexo da implantação da LGPD. Concluiu-se que o arquivo escolar é uma fonte riquíssima de informação no tempo presente, apesar das dificuldades e lacunas: Gestão Documental; Profissional da Informação; e Diretrizes Nacionais.


https://periodicos.ufpb.br/index.php/biblio/article/view/67176

Comentários