OCUPAÇÃO DECOLONIAL POR ESTUDANTES INDÍGENAS E QUILOMBOLAS NAS AÇÕES AFIRMATIVAS DA UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA/CEARÁ
As ações afirmativas modificaram a estrutura do Ensino Superior Brasileiro, promovendo
o acesso de populações historicamente privadas desse espaço. Neste artigo, objetivamos
analisar as experiências de estudantes indígenas e quilombolas cotistas de graduação da
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Os(as) participantes
desta pesquisa também colaboram como autores e autoras, sendo quatro estudantes indígenas
e quatro estudantes quilombolas com paridade de gênero. Ressalta-se que os(as) estudantes
participaram de rodas de conversas sobre suas experiências e os desafios de ingressar
e permanecer no Ensino Superior. Foi identificado que os editais específicos de ações afirmativas
são importantes formas de acesso. Porém, ainda se observa que estudantes e professores da
universidade em estudo reproduzem preconceitos e práticas de discriminação contra indígenas
e quilombolas. Apesar dessas lógicas, os estudantes cotistas resistem a essas práticas,
apontando a importância de ocupar a universidade com suas trajetórias de luta, seus corpos
e suas vozes de resistência.
DE SOUSA LIMA, Antonio Ailton et al. Ocupação decolonial por estudantes indígenas e quilombolas nas ações afirmativas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira/Ceará. DESIDADES-Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude, n. 34.
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