INTERDISCIPLINARIDADE NOS ESTUDOS TOPONÍMICOS: A CONTRIBUIÇÃO DO MODELO TAXIONÔMICO DE DICK (1980, 1990) (INTERDISCIPLINARITY IN THE TOPONYMY STUDIES: THE CONTRIBUTION OF DICK’S TAXONOMIC MODEL (1980, 1990))







Resumo

A toponímia é uma área de estudo da Onomástica que está inserida no campo da Linguística e tem como objeto de estudo os nomes próprios de lugares. Os estudos toponímicos, introduzidos como disciplina na França em 1878 por Longnon (Dick, 1990), só chegaram ao Brasil muitos anos depois, tendo sido iniciado por Levy Cardoso. A Toponímia foi sistematizada enquanto disciplina acadêmica por Carlos Drumond (1965) e, posteriormente, por Dick (1980), esta última, responsável por iniciar, no Brasil, o processo de sistematização no que diz respeito às metodologias de pesquisa dos estudos toponímicos. Dessa maneira, Dick, tornou-se a grande precursora de toda uma epistemologia no que diz respeito à Toponímia brasileira, levando em consideração as especificidades da configuração da toponímia brasileira; bem como instrumentalizou esses estudos enquanto disciplina que compunha a grade do curso de Letras da Universidade de São Paulo (USP). Deste modo, este artigo é de natureza bibliográfico e objetiva discutir o caráter interdisciplinar do modelo taxionômico proposto por Dick (1980), como metodologia para o trabalho com a Toponímia. Para tanto, discutimos brevemente o conceito de interdisciplinaridade (FAZENDA, 1996; FERREIRA, 1996, POMBO, 2008; MORIN, 2011) e apresentamos a proposta de Dick (1980, 1990), argumentando sobre seu caráter interdisciplinar. Podemos perceber que a visão interdisciplinar do pesquisador deve ser bastante aguçada para dar conta de uma análise completa das motivações acerca dos topônimos, considerando várias áreas do conhecimento.

GONÇALVES, Elis Larisse; XIMENES, Expedito Eloísio. Interdisciplinaridade nos estudos toponímicos: a contribuição do modelo taxonômico de Dick (1980, 1990). Estudos da Língua (gema) , v. 1, pág. 47-61, 2023.

https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/10199

Comentários