LETRAMENTO DIGITAL: DESAFIOS ENFRENTADOS POR PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

 
LETRAMENTO DIGITAL: DESAFIOS ENFRENTADOS POR 
PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19  



Luciana Guedes Araújo 
Cleudene de Oliveira Aragão 
Ticiane Rodrigues Nunes    


CONSIDERAÇÕES INICIAIS  

Com o advento da Pandemia de 2020, novas formas de interação foram maciçamente utilizadas, para que fosse possível manter minimamente o calendário escolar. Várias plataformas como: Microsoft Teams, Google Meet e Google Classroom, e ferramentas como: Notebook e celular, antes usados prioritariamente como forma de entretenimento, foram utilizados com um novo viés, visando ao ensino de conteúdos que antes se encontravam apenas no ambiente escolar propriamente dito. 




Este novo contexto exigiu que os docentes e os discentes tivessem que se adequar rapidamente ao uso de tais ferramentas; professores e alunos, independentemente de suas idades e classes sociais, também foram impelidos a utilizar aparelhos eletrônicos como acessórios educativos. 

O que está sendo adotado neste momento pandêmico por boa parte das instituições de educação, em caráter emergencial, são aulas remotas, ministradas por docentes, em sua maioria no mesmo horário convencional da aula presencial, por meio do uso de recursos tecnológicos digitais. Embora as atividades presenciais estejam sendo substituídas provisoriamente por aulas remotas, o formato usado é diferente da modalidade Educação a Distância (EAD) tradicional, em que o conteúdo é, na maioria das vezes, para uso autoinstrucional e conta com apoio de tutores e os alunos, no ato da matrícula, optaram por esta modalidade de ensino.

No que tange aos professores que compuseram este grupo de pesquisa em tempos pandêmicos, deve-se destacar que estes possuíam aspectos relevantes para participar desta pesquisa; todos são licenciados em suas áreas, todos trabalham majoritariamente no Ensino Médio e compuseram, durante alguns anos, o quadro de docentes em uma escola privada de grande porte na cidade de Fortaleza. Nas conversas, que ocorreram via mensagem de WhatsApp e videoconferência, durante a criação deste artigo, ficou latente que a angústia dos professores, que compuseram este grupo, era enorme perante uma mudança abrupta da dinâmica educacional, além de terem que se adaptar a uma quarentena inesperada e o temor de que ele (a) próprio (a) ou algum parente contraísse o popularmente denominado Novo Corona Vírus. 

O artigo que nos propusemos a escrever tem por objetivo investigar como foi, para os docentes, tornarem-se agentes de letramento digital, durante o afastamento social. Procuramos perceber como se deu essa formação e que tipo de “ferramentas” foram usadas. Tal investigação justifica-se por ser de extrema importância, principalmente em tempos pandêmicos. Após a introdução será apresentada a fundamentação teórica onde serão abordadas as definições de letramento, letramento digital e o docente como agente de letramento digital. 


https://drive.google.com/file/d/1IhrPZSVLDGw0vKULBM0K6VFmivYeZYo4/view?usp=sharing

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