CONCEPÇÕES DE ENSINO E DE LÍNGUA(GEM) NO LIVRO DIDÁTICO DIGITAL: UMA ANÁLISE DOS OBJETOS EDUCACIONAIS DIGITAIS DO LIVRO PORTUGUÊS: LINGUAGEM EM CONEXÃO
RESUMO
Nesta dissertação, estudamos as
concepções de ensino e de língua(gem), enfatizando também as concepções de
leitura, gramática e produção textual, nos Objetos Educacionais Digitais (OEDs)
do livro didático digital Português: linguagem em conexão (2013), destinado aos
alunos da primeira série do ensino médio. A importância dessa pesquisa dá-se
porque as tecnologias digitais da comunicação representam importante auxílio
para a melhoria do ensino de língua portuguesa, tanto como recurso de
complementação aos já existentes, como o livro didático impresso, quanto como
recurso de favorecimento da educação a distância. Tendo isto em vista, partimos
do seguinte problema geral: Qual(is) a(s) concepção(ões) de ensino, a(s) concepção(ões)
de língua(gem) abordadas nos OEDs do livro didático digital Português: linguagem
em conexão (2013), de Maria das Graças Leão Sette, Márcia Antônia Travalha e Maria
do Rozário Starling de Barros? A partir desse problema, elaboramos o seguinte objetivo
geral: analisar as concepções de ensino e de língua(gem) nos Objetos
Educacionais Digitais (OEDs) do livro didático digital Português: linguagem em
conexão (2013), das autoras Maria das Graças Leão Sette, Márcia Antônia Travalha
e Maria do Socorro Starling de Barros. A base teórica dessa pesquisa no que diz
respeito à concepção de ensino está sustentada, principalmente, em Halliday,
Mclintoch e Strevens (1974), e em relação às concepções de língua(gem) em
Barcellos (2013), Bakthin ([1929], 2014), Fuza, Ohuschi, Manegassi (2011),
Geraldi (1999), Oliveira (2010), Travaglia (2002), dentre outros. A pesquisa
situa-se no campo da Linguística Aplicada e trata-se de uma pesquisa de
natureza qualitativa e de cunho documental, visto que, além de considerarmos os
OEDs e o livro didático de português documentos presentes no contexto de
ensino, utilizamos o edital 2013/01 e o guia 2015, documentos legais
relacionados aos livros didáticos distribuídos pelo Plano Nacional do Livro Didático
(PNLD). Para a viabilização dessa pesquisa, seguimos os seguintes passos
metodológicos: 1. fizemos o levantamento dos OEDs; 2. assistimos a cada um dos
OEDs; 3. analisamos o edital 01/2013 e o guia de livros didáticos de 2015, a
fim de elegermos as categorias de análise, a saber: concepções de ensino e
concepções de língua(gem); 4. analisamos os dados. Os resultados da investigação
indicam que, nos OEDs analisados, há a presença das três concepções de ensino já
a respeito das concepções de língua(gem) também percebemos uma hibridização nos
OEDs.
ELIANE MARTINS DA SILVA, 2018.
Comentários
Postar um comentário