MEMÓRIA, PATRIMÔNIO CULTURAL E PROCESSOS EDUCATIVOS: DIÁLOGOS E REFLEXÕES HISTÓRICAS


 Resumo

As  relações  entre  memória,  patrimônio  cultural e  processos  educativos  têm  sido problematizadaspela  emergência  contemporânea  de  demandas  e  posicionamentos  de defesa da cidadania, democracia, decolonialidade, meio ambiente, protagonismo feminino e uso ético e humanizado das tecnologias digitais. Mesmo que instituiçõesde salvaguarda do patrimônio cultural,  brasileiras  e  internacionais,  sejam  responsáveis  por  uma  vertente epistemológica  que  congrega  múltiplos  campos  de  saberes,  os  diálogos  e  as  reflexões históricas  realizados  por  estudantes,  pesquisadores,  educadores  patrimoniais  e  gestores culturais  têm  trazido  olhares  distintos  e  colaborativos  na  desconstrução  de  hierarquias  e eurocentrismos. O pensar sobre o patrimônio, enquanto um agir com as comunidades que a ele  reconhecem  e  produzem,  enseja  planejar  os  processos  educativos  que  tratam  das heranças   materiais   e   imateriais   com   as   quais   convivemos.   Assim,   uma   miríade   de possibilidades  perpassa  a  formação  docente  em  aulas  práticas  de  História  e  patrimônio cultural;  os  processos  de  ensino-aprendizagem  e  conservação  de  um geoparque  como patrimônio  natural  e  cultural;  a  lexicografia  de  um  museu  tecnológico  como  ensino;  a aprendizagem  e  consciência  histórica  na  visitação  em  museus  locais  e  regionais;  o patrimônio  cultural  afetivo  das  memórias  femininas  sobre  uma  cidade;  as  agências  de sujeitos negros no desenvolvimento de memórias afro-diaspóricas nos museus; o culto aos antepassados, a religiosidade e o templo japoneses como patrimônio cultural e os aspectos pedagógicos  da  cultura material  vindos  do  memorial  e  arquivo  escolares.  Uma  ecologia  de saberes para aquecer o coração em tempos sensíveis.

 

Palavras-chave:Patrimônio cultural. Identidade. Diversidade

https://periodicos.ufpb.br/index.php/srh/article/view/63264/35717

Comentários