EDUCAÇÃO MUSEAL ENTRE MEMORIAIS ENLACES E O PARABÉM ACERVÍSTICO DA BRAPCI
RESUMO
A Educação
Museal é potencializadora da cultura da paz por meio de ações inclusivas e
sociais. Nessa via alinham-se às diretrizes do direito à educação, à cultura, à
informação e ao lazer. A pesquisa sonda o quantitativo de artigos do Acervo da
Brapci e o diagnóstico situa o período de 2012 a 2021, de modo a caracterizar a
produção científica e temática no âmbito da Ciência da Informação. A
metodológica se direciona com a técnica de análise bibliométrica para a BRAPCI.
Situa-se como um estudo descritivo e bibliográfico, realizado em outubro de
2022 e apresenta natureza quantitativa dos dados que circundam a esfera da
Educação Museal. O diagnóstico posiciona indicadores métricos e busca: i)
realçar a evolução temporal da temática nos últimos dez anos; ii) destacar os
períodos científicos que mais acolheram o tema; e, iii) localizar os
descritores mais representativos da educação museal. Os resultados recuperam um
rol de 35 artigos na Brapci, destacando o ano de 2020 como o mais produtivo,
com seis artigos de periódicos. Há o destaque para a revista Tendências da
Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação com quatro itens documentais
recuperados. A conclusão ratifica que a temática está pulverizada em torno de
69 pesquisadores e em 26 periódicos, situando a primazia e a prospecção cidadã
e sociocultural da educação museal.
https://periodicos.ufpb.br/index.php/biblio/article/view/64890
Comentários
Postar um comentário