EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM ARQUIVOS NACIONAIS


RESUMO

Os acervos arquivísticos são fontes primárias de pesquisa e podem ser utilizados como recursos didáticos de ações educativas para crianças, adolescentes e adultos. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo descrever ações educativas difundidas em mídias digitais por Arquivos Nacionais do Brasil e de países com correntes teóricas arquivísticas influentes. O estudo é de natureza descritiva, com o intuito de discorrer sobre ações educativas promovidas pelos arquivos nacionais do Brasil, da França (princípio de respeito aos fundos), dos Estados Unidos da América (records management), do Canadá (arquivística integrada) e da Austrália (records continuum).  Quanto ao corpus, os sítios eletrônicos dos Arquivos Nacionais selecionados foram utilizados para a coleta de dados referentes às ações educativas veiculadas em plataformas de difusão digital. A pesquisa é documental, possui abordagem qualitativa e faz uso da análise de conteúdo de Bardin (1979), como fundamentação teórica. Verifica-se, enquanto resultados, que os Arquivos Nacionais da França, dos Estados Unidos da América e da Austrália possuem uma seção específica de ações educativas com o patrimônio documental dos seus acervos nos respectivos sites, enquanto nos Arquivos Nacionais do Canadá e do Brasil não se identificou uma seção específica sobre tais ações educativas em seus sítios eletrônicos, ainda que tenham sido localizados itens relacionados aos atos educativos para a difusão dos arquivos. Conclui-se que há uma interação e colaboração maior entre escola-arquivo nas práticas e ações educativas promovidas pelos Arquivos Nacionais franceses e estadunidenses, com o desenvolvimento de programas de capacitação de professores para o uso de arquivos históricos como recursos didáticos-pedagógicos de ensino. É importante evidenciar que outros Arquivos Nacionais podem servir como fontes para identificação de outras formas de ações educativas, em pesquisas desenvolvidas pelas demais instituições arquivísticas, inclusive as que foram objeto desta pesquisa.

https://periodicos.ufpb.br/index.php/archeion/article/view/63932

Comentários