EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM ARQUIVOS NACIONAIS
RESUMO
Os
acervos arquivísticos são fontes primárias de pesquisa e podem ser utilizados
como recursos didáticos de ações educativas para crianças, adolescentes e
adultos. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo descrever ações
educativas difundidas em mídias digitais por Arquivos Nacionais do Brasil e de
países com correntes teóricas arquivísticas influentes. O estudo é de natureza
descritiva, com o intuito de discorrer sobre ações educativas promovidas pelos
arquivos nacionais do Brasil, da França (princípio de respeito aos fundos), dos
Estados Unidos da América (records management), do Canadá (arquivística
integrada) e da Austrália (records continuum). Quanto ao corpus,
os sítios eletrônicos dos Arquivos Nacionais selecionados foram utilizados para
a coleta de dados referentes às ações educativas veiculadas em plataformas de
difusão digital. A pesquisa é documental, possui abordagem qualitativa e faz
uso da análise de conteúdo de Bardin (1979), como fundamentação teórica.
Verifica-se, enquanto resultados, que os Arquivos Nacionais da França, dos
Estados Unidos da América e da Austrália possuem uma seção específica de ações
educativas com o patrimônio documental dos seus acervos nos respectivos sites,
enquanto nos Arquivos Nacionais do Canadá e do Brasil não se identificou uma
seção específica sobre tais ações educativas em seus sítios eletrônicos, ainda
que tenham sido localizados itens relacionados aos atos educativos para a
difusão dos arquivos. Conclui-se que há uma interação e colaboração maior entre
escola-arquivo nas práticas e ações educativas promovidas pelos Arquivos
Nacionais franceses e estadunidenses, com o desenvolvimento de programas de
capacitação de professores para o uso de arquivos históricos como recursos
didáticos-pedagógicos de ensino. É importante evidenciar que outros Arquivos
Nacionais podem servir como fontes para identificação de outras formas de ações
educativas, em pesquisas desenvolvidas pelas demais instituições arquivísticas,
inclusive as que foram objeto desta pesquisa.
https://periodicos.ufpb.br/index.php/archeion/article/view/63932
Comentários
Postar um comentário