A ATUAÇÃO DO ARQUIVISTA,NA GESTÃO DO CONHECIMENTO,À LUZ DA TEORIA DA CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL


RESUMO

Analisa o  papel  do  Arquivista  nas  ações  de  criação  do  conhecimento  organizacional. Apresenta conceitos de Gestão do Conhecimento, da Teoria da Criação do Conhecimento Organizacional e  breve  histórico  da  profissão  do  Arquivista,  enfocando  a  necessidade deste  profissional  estar  receptivo  à  adequação  de  paradigmas  emergentes, como  a Gestão   do   Conhecimento.  Trata-se   de  uma  pesquisa  de  abordagem   qualitativa,   de natureza  descritiva  e  exploratória,  que  utiliza  como   procedimento   metodológico   a pesquisa   bibliográfica.   À   guisa   de   conclusão,   faz-se   cogente   o   reconhecimento   da importância  de  o  profissional arquivista  atuar  além das competências,  circunscritas  às sete  funções  arquivísticas, elencadas  por  Rousseau  e  Couture  (1998).  Devendo  atuar, com foco  na  criação do  conhecimento  organizacional e  de  forma mais ampla,  na Gestão do  Conhecimento,  por  meio  de  estudos  e  formação  complementar, e  assim, a  profissão do arquivista   se   apresentará   com   maior   relevância,   no   contexto   organizacional   e propiciará às organizações melhores condições para a consecução de seus objetivos.

https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/archeion/article/view/63724/36761

Comentários