ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS PALEOGRÁFICAS DE MANUSCRITOS DO VICE-REI PARA A CÂMARA MUNICIPAL DA ILHA DE SANTA CATARINA (1781 – 1789)

 

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar aspectos paleográficos de três manuscritos de autoria do Vice-Rei Luis de Vasconcelos e Souza, do período de 1781 a 1789, ressaltando os aspectos gráficos, materiais e complementares, situando os documentos em seu contexto de criação, bem como traçando o perfil da língua portuguesa escrita à época, tendo em vista as particularidades do autor. Os manuscritos informam à Câmara Municipal da Ilha de Santa Catarina do falecimento de membros da família real, ordenando período de luto a todos os seus distritos. Seguem as Normas Técnicas para Transcrição e Edição de Documentos Manuscritos, bem como o guia para análise paleográfica da obra Noções de Paleografia e de Diplomática. Por meio da observação crítica dos manuscritos, é feita a descrição das características físicas dos mesmos, com amostragem de casos nos quais ficam explícitas as peculiaridades da escrita dos autores. Conclui que os manuscritos foram escritos por mãos hábeis, apesar das irregularidades ortográficas, e configurando-se enfim em fontes para novas pesquisas.


DE MELLO, Daniel Morais; KRÜGER, Aline Carmes. Análise das características paleográficas de manuscritos do vice-rei para a Câmara Municipal da Ilha de Santa Catarina (1781–1789). ÁGORA: Arquivologia em debate, v. 27, n. 54, p. 254-280, 2017.

Ficou curios@?



Comentários