RESENHA - Mudança Linguística. Uma abordagem baseada no uso
RESENHA
RESENHA MARTELOTTA, Mário Eduardo. Mudança Linguística. Uma abordagem baseada no uso. São Paulo: Cortez, 2011.
Essa obra é o primeiro volume da coleção leituras introdutórias em linguagem, que se distingue por sua seleção de títulos: os originais enviados pelos autores são lidos anonimamente por alunos e professores de Letras, de diferentes instituições, que emitem um visto bom, seguindo, então, para publicação, a qual se destina principalmente a estudantes de Linguística.
Quanto ao autor, dispensam-se apresentações, mas, dado seu recém-falecimento2 no auge de sua produção acadêmica, vale destacar a qualidade e a intensidade de seus trabalhos, não apenas em sua universidade, UFRJ, mas em outras instituições da federação, o que lhe garantiu bolsa de produtividade concedida pelo CNPq. Em geral, o assunto mudança linguística se restringe à seção de algum livro, ou os autores, focalizando variação linguística, tratam-na como secundária. Nessa obra, ocorre o contrário, todo o livro discorre acerca da mudança e em uma linguagem clara e acessível, porém sem perder a profundidade do assunto, já que se propõe a apresentar panoramicamente o tema.
Outro diferencial da obra está em sua constituição, pois o autor não se deteve apenas em fazer uma síntese histórica da matéria, mas deslindou a natureza da mudança linguística sob o viés funcional, apresentando alinhadamente teoria e prática, repartidas em três capítulos (“a natureza dinâmica das línguas”, “linguística centrada no uso” e “gramaticalização e lexicalização”), acompanhados de introdução, considerações finais, desdobramentos do tema, lendo mais sobre o assunto, referências e índice remissivo.
[...]
PROCÓPIO,
Eliabe dos Santos. Mudança Linguística. Uma abordagem baseada no uso. Revista
Entrepalavras, Fortaleza, ano 3, v. 3, n. 1, p. 367-372, jan./jul. 2013.
Resenha da obra de: MARTELOTTA, Mário Eduardo. Mudança Linguística. Uma
abordagem baseada no uso. São Paulo: Cortez, 2011.
Comentários
Postar um comentário