A HISTORICIDADE NO ENSINO DE GÊNEROS DE TEXTO: UM PROJETO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA PESQUISA EM LÍNGUA PORTUGUESA
Aurea Zavam
Resumo
A
heterogeneidade dos usos da língua e do funcionamento dos textos, com
propósitos comunicativos diversos, seja na modalidade oral ou escrita, é
constatada nos distintos contextos sócio-historicamente situados, como, por
exemplo, nos diferentes territórios e espaços da lusofonia, foco deste estudo.
Hoje, as políticas educativas consideram centrais as noções de gênero de
discurso ou gênero de texto para abordar o ensino da língua portuguesa.
Entretanto, pouco se discute acerca da didatização da dimensão sócio-histórica
da língua e do texto, considerando as suas modificações e variações ao longo do
tempo. Uma pesquisa internacional abordando o ensino da língua portuguesa como
língua primeira no Brasil e em Portugal ou como língua de herança ou língua
adicional em outros países levanta as seguintes questões: Que interesse tem o
ensino da historicidade do uso da língua e dos gêneros de texto? Quais
dimensões ensináveis merecem ser associadas à historicidade? Para discutir
essas questões, buscamos as concepções e a interface entre os modelos da
Tradição Discursiva (Coseriu, 1981; Koch, 1997; Kabatek, 2006; Coseriu, 2007;
Kabatek, 2015; Andrade & Gomes, 2018; Carvalho & Zavam, 2018) e do
Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 2006; 2012; Dolz, 2013). A análise
da transformação histórica de gêneros orais e escritos propõe uma abordagem
teórica e metodológica dos usos da língua e permitirá exemplificar a
modelização didática das dimensões ensináveis, considerando, ao longo do tempo,
as variações e as regularidades, no âmbito da língua e dos textos, que merecem
uma observação e uma reflexão com os alunos.
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciLangCult/article/view/62442
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