CHAMADA PARA COMUNICAÇÃO ALFAL 2024 – PROJETO 32 EMERGÊNCIA DE GÊNERO NÃO-BINÁRIO NA AMÉRICA: EFEITOS LINGUÍSTICOS, SOCIAIS E COGNITIVOS
A emergência de marcas de gênero não binárias para se referir a pessoas é um efeito de movimentos em busca de igualdade e identidade, reação ao heterocis-sexismo e à hegemonia da forma de masculino nas línguas.
Enquanto em algumas línguas, como no inglês e no sueco, formas de referência não binária já estão consolidadas e em inserção no sistema, em outras línguas, como no espanhol e no português, o processo ainda está em emergência, em um período de menor estabilidade do sistema. Mas, mesmo em comunidades da mesma língua, o processo de emergência de marcas não binárias para a expressão de gênero tem sido percebido de modo diferente, seja com usos e adesões, seja com prescrições e proibições, o que pode ser associado a um alinhamento ideológico progressista ou conservador.
Coordenado por Raquel Freitag (UFS) e Gabriela Zunino (UBA), o projeto “Emergência de gênero não-binário na América: efeitos linguísticos, sociais e cognitivos” tem por objetivo reunir quem está estudando gênero nas línguas e na sociedade. Diferentes perspectivas teóricas e diferentes línguas e variedades. Para um panorama amplo, queremos reunir contribuições em duas direções:
1) Constituição de amostras linguísticas e tarefas experimentais: Quais as variáveis controladas em estudos observacionais e experimentais? Que tipos de corpora têm sido utilizados em estudos observacionais? Que tipos de tarefas experimentais têm sido propostas?
2) Levantamento de políticas linguísticas relacionadas à expressão de gênero não binário: Que tipos de políticas linguísticas estão sendo formuladas em relação à expressão de gênero não binário? Quais as ideologias subjacentes? Como tem sido a recepção pública?
As submissões estão abertas até 31 de agosto de 2023 em https://mundoalfal.org/proximo-congreso/
Comentários
Postar um comentário