CONSIDERAÇÕES SOBRE TRANSITIVIDADE E ENSINO DE LÍNGUA MATERNA

 


Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir o fenômeno da transitividade e sua relação com o ensino de língua materna.  Tradicionalmente, a transitividade é tratada em termos sintático-semânticos como uma propriedade intrínseca ao verbo. Entretanto, pesquisas alinhadas à linguística funcional norte-americana mostram que a transitividade é uma noção gradiente que se manifesta na oração como um todo.  Nessa perspectiva, a transitividade é explicada em termos de prototipia; desse modo, uma oração que codifica um evento transitivo prototípico implica as seguintes propriedades: agentividade do sujeito,  perfectividade  do  verbo  e  afetamento  do  objeto.  Essas propriedades são investigadas neste trabalho e relacionadas a questões de ensino-aprendizagem de língua.  O presente trabalho foi realizado com apoio do CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico -Brasil.

Palavras-chave: transitividade; protótipo; ensino de língua.


https://periodicos.ufpb.br/index.php/lv/article/view/15317/8699

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