CONSIDERAÇÕES SOBRE TRANSITIVIDADE E ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
Resumo
Este artigo
tem por objetivo discutir o fenômeno da transitividade e sua relação com o ensino de língua
materna. Tradicionalmente, a transitividade
é tratada em termos sintático-semânticos como uma
propriedade intrínseca ao verbo. Entretanto, pesquisas alinhadas à
linguística funcional norte-americana mostram que a transitividade é uma noção gradiente que se
manifesta na oração como um todo. Nessa perspectiva,
a transitividade é explicada
em termos de prototipia; desse modo, uma oração que codifica um evento transitivo
prototípico implica as seguintes propriedades: agentividade do
sujeito, perfectividade do
verbo e afetamento
do objeto. Essas propriedades são investigadas
neste trabalho e relacionadas a questões de ensino-aprendizagem de
língua. O presente trabalho foi realizado
com apoio do CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico -Brasil.
Palavras-chave: transitividade;
protótipo; ensino de língua.
https://periodicos.ufpb.br/index.php/lv/article/view/15317/8699
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