APLICAÇÕES E INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NO CAMPO DO GERENCIAMENTO DA INFORMAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS EMENTAS E DISCIPLINAS OFERTADAS PELA ISCHOOLS


Resumo

Neste artigo discutem-se as relações entre o gerenciamento informacional e temáticas focalizadas em aplicações e inovações tecnológicas  através  dos programas  curriculares  de  disciplinas  no  ensino  acadêmico  na  organização iSchools. Foram analisadas as ementas e  disciplinas  acadêmicas  de  22 unidades de escolas de informação filiadas iSchools. O objetivo deste artigo é a identificação e análise das áreas de ensino em que as escolas de informação concentram   suas   disciplinas   com   o   foco   tecnológico   na   esfera   do gerenciamento  informacional  e  no  campo  da  Ciência  da  Informação.  As ementas dos  programas  de  graduação  e  pós-graduação  das  22  unidades acadêmicas foram analisadas através dos títulos indicativos e descrições dos conteúdos    das    disciplinas.    No    universo    de    1463 disciplinas,    foram selecionadas um total de 423. As principais áreas de ensino relacionadas ao universo tecnológico no contexto das iSchools foram relacionadas a questões de   desenvolvimento   e   uso   de   tecnologias,   acesso   e   recuperação   da informação,   técnicas   e   procedimentos   de   tratamento   da   informação, reflexões  sobre  o  impacto  das  tecnologias,  acesso  e  uso  da  informação  na sociedade,  práticas  que  resultam  na  criação  ou  avaliações  de  serviços especializados  e  instruções  ou  métodos  para  os  contextos  gerenciais  nas organizações.


https://periodicos.ufpb.br/index.php/biblio/article/view/64512/36700

Comentários