APLICAÇÕES E INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NO CAMPO DO GERENCIAMENTO DA INFORMAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS EMENTAS E DISCIPLINAS OFERTADAS PELA ISCHOOLS
Resumo
Neste artigo
discutem-se as relações entre o gerenciamento
informacional e temáticas focalizadas em aplicações e inovações
tecnológicas através dos programas curriculares
de disciplinas no
ensino acadêmico na
organização iSchools. Foram analisadas as ementas
e disciplinas acadêmicas
de 22 unidades de escolas de
informação filiadas iSchools. O objetivo deste
artigo é a identificação e análise das áreas de ensino em
que as escolas de informação concentram
suas disciplinas com
o foco tecnológico
na esfera do gerenciamento informacional
e no campo
da Ciência da
Informação. As ementas dos programas
de graduação e pós-graduação das
22 unidades acadêmicas foram
analisadas através dos títulos indicativos e descrições dos conteúdos das
disciplinas. No universo
de 1463 disciplinas, foram selecionadas um total
de 423. As principais áreas de ensino relacionadas ao universo tecnológico
no contexto das iSchools foram relacionadas a
questões de
desenvolvimento e uso
de tecnologias, acesso
e recuperação da informação, técnicas e
procedimentos de tratamento
da informação, reflexões sobre
o impacto das
tecnologias, acesso e
uso da informação
na sociedade,
práticas que resultam
na criação ou
avaliações de serviços especializados e
instruções ou métodos
para os contextos
gerenciais nas organizações.
https://periodicos.ufpb.br/index.php/biblio/article/view/64512/36700
Comentários
Postar um comentário