UNIDADES FRASEOLÓGICAS IDIOMÁTICAS NO LIVRO DIDÁTICO “PANORAMA BRASIL”: UMA ANÁLISE A PARTIR DE CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLINGUÍSTICA PARA O ENSINO
RESUMO:
Considerando a abundância de unidades fraseológicas idiomáticas (UFIs) na interação do brasileiro e a importância que os materiais didáticos têm para professores e alunos na mediação do processo de aprendizagem, procurou-se analisar as potencialidades do livro “Panorama Brasil: ensino do português do mundo dos negócios” quanto ao ensino de UFIs de acordo com autores que apontam métodos ancorados em achados da Psicolinguística. Como conclusão do estudo, o material demonstrou ter um desenho adequado para a apresentação das UFIs carecendo, porém, de atividades que favoreçam a fixação dessas unidades pela memória de longo prazo, segundo orientam Durão e Andrade (2009), Lahuerta e Pujol (1996) e outros.
Palavras-chave: unidades fraseológicas idiomáticas; português para estrangeiros; materiais didáticos.
REIS, Narjara Oliveira. UNIDADES FRASEOLÓGICAS IDIOMÁTICAS NO LIVRO DIDÁTICO “PANORAMA BRASIL”: UMA ANÁLISE A PARTIR DE CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLINGUÍSTICA PARA O ENSINO. Revista (Entre Parênteses), v. 8, n. 1, 2019.
Comentários
Postar um comentário