LINGÜÍSTICA TEXTUAL: RETROSPECTO E PERSPECTIVAS

Embora freqüentemente se diga que a Lingüística Textual ou Teoria do Texto é um ramo recente da Lingüística, esta afirmação vai perdendo a sua validade: a Lingüística do Texto, hoje, atingiu a maturidade, visto que se encontra, atualmente, na faixa dos 30.

A origem do termo, aliás, remonta a Cosériu (1955), embora ele só tenha sido empregado pela primeira vez, com o sentido que possui hoje em dia, por Weinrich (1966, 1967). 

Desde então, a Lingüística Textual vem tendo um grande desenvolvimento, tendo passado por momentos diferentes e se inspirado em diferentes modelos teóricos, o que não deixa de ser bastante natural numa ciência em formação. Pode-se dizer, porém, que a selva terminológica e a diversidade de abordagens vêm se rarefazendo e que, agora, já existem mais convergências que divergências. É claro que o que se deseja não é um corpo teórico monolítico e ortodoxo, mas é previsível que, dentro de mais alguns anos, muitos dos conceitos da L.T. já se encontrem estabelecidos de forma mais ou menos consensual.


KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Lingüística Textual: retrospecto e perspectivas. ALFA: Revista de Linguística, v. 41, 1997.


E ai, gostou? Então acesse:


Comentários