UM ENCONTRO COM A COSMOPERCEPÇÃO JENIPAPO-KANINDÉ - ENTREVISTA COM A CACIKA IRÊ
Adson Rodrigo Silva Pinheiro
Cacika Irê do povo Jenipapo-Kanindé, Juliana Alves6 é uma liderança nas lutas pelo território e pelo direito de existir na diversidade. É parte de um Cacicado de três mulheres da mesma família: Cacika Pequena7 , sua mãe; a Cacika Jurema, sua irmã mais velha; e ela Irê. Sucessora de Cacika Pequena, assumindo o Cacicado desde 2010.
Atua na organização das mulheres indígenas que vêm, cada vez mais, conquistando espaço na política e à frente de suas aldeias. Em 2014, foi eleita diretora da Escola Indígena Jenipapo-Kanindé, vinculada à Secretaria da Educação do Ceará. Entre suas alunas, está sua mãe, a Cacika Pequena, que frequenta a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Da sua trajetória acadêmica, a entrevistada possui graduação em Licenciatura Intercultural Indígena pela Universidade Federal do Ceará (2016). Além disso, é especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Kurios (2016). Atualmente, é Mestranda em Antropologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC / PPGA) (2019).
Também foi Coordenadora Geral da escola de Cinema Indígena Jenipapo Kanindé; coordenadora Geral da I e II Mostra Indígena Jenipapo Kanindé em 2014. Coordenadora da formação de cineastas Indígenas. Vice Coordenadora da Articulação das Mulheres Indígenas do Ceará -AMICE.
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26368
Comentários
Postar um comentário