RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE PÓS-DOUTORADO: ESTUDOS LINGUÍSTICOS
Resumo:
Ao ingressar como docente na Universidade Federal do Ceará, em 2009,
passei a compor a Unidade de Prática de Ensino, que responde pelas disciplinas
de estágio no curso de Letras. Ministrando tais disciplinas, tive oportunidade
de acompanhar os graduandos nas experiências iniciais com o fazer docente. E
nesse exercício, sempre me inquietei com as dificuldades e limitações que os
(futuros) professores vivenciavam com as atividades rotineiras próprias do
ensino e aprendizagem da língua. Muitas dessas dificuldades e limitações, como
sabemos, estão atreladas a diversos fatores: o processo de formação/capacitação
do professor; a desconexão entre saber docente e saber discente; algumas
crenças (superadas) sobre o ensino de leitura e escrita; a falta de apoio a
projetos inovadores; o desempenho (desalentador) do aluno; o pouco investimento
em equipamento/estrutura das escolas, sobretudo o necessário para atender as
demandas do universo digital; entre outros. Minha inquietação e esse quadro de
motivos, que acredito poder ser revertido – não por meio de uma única medida,
mas por ações somativas, me fizeram buscar saber mais sobre o ensino e a
aprendizagem da língua como forma de intervir nessa situação. Um dos meios que
encontrei para a pretensa intervenção foi desenvolver uma pesquisa pós-doutoral
que olhasse mais detidamente para o ensino e a aprendizagem da leitura, pois,
sempre que uma questão sobre o insucesso da escola é levantada, as respostas
desembocam, invariavelmente, no domínio da leitura e da escrita, sobretudo o da
primeira, visto como responsável pelo sucesso (ou fracasso) escolar. Movida por
essa intenção, procurei o Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da
Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, particularmente a
profa. Dra. Carla Viana Coscarelli, reconhecida pelas contribuições que vêm
dando, ao longo dos anos, ao ensino da leitura, em especial ao que diz respeito
à leitura em ambientes digitais. [...]
ZAVAM, Aurea Suely. Relatório de Estágio de Pós-doutorado: Estudos
Linguísticos. 2016. 43 f. – Relatório (Pós-doutorado) – Universidade Federal de
Minas Gerais, Campus UFMG - Pampulha, Programa de Pós-Graduação em Estudos
Linguísticos - FALE / POSLIN, Belo Horizonte (MG), 2016.
Comentários
Postar um comentário