CHAMADA TEMÁTICA REVISTA PROLÍNGUA: VOL. 18, N 1 (2023). TEMA: DISCURSO, CORPO E (DIVER)CIDADE: RESSONÂNCIAS FOUCAULTIANAS

 

Entendendo o discurso como um acontecimento que sempre pode abrir fissuras no arquivo heterogêneo e disperso, Foucault nos proporciona uma “caixa de ferramentas” bastante profícua para a análise dos movimentos atuais de resistência às novas modalidades de controle do sujeito, que se tornam cada vez mais sutis e invasivas, ao mesmo tempo que nos impele a construirmos modos de existências mais justos e libertários.

Em sua vasta cartografia das margens, ele nos apresenta uma série de conceitos e noções que possibilitam pensar a história e as sociedades em termos de relações, tensões e conflitos que levam ao redimensionamento dos territórios e às novas configurações dos espaços, sempre investidos de poder.

O corpo, na abordagem foucaultiana, não é um invólucro material e mortal, constituído por átomos e moléculas com funções fisiológicas e biológicas; ele se interessa pelo corpo fabricado discursivamente e investido por dispositivos de poder; um corpo que possui uma história física, estética, política e material, que se modifica ao longo do tempo e habita em topias, utopias e heterotopias.

Foucault, ao fazer uma cartografia espacial, visa a mostrar os dispositivos de saber-poder que agenciam os sujeitos e seus corpos nos diagramas de força da cidade para fazer refletir sobre as novas subjetividades em meio a práticas de exclusão/inclusão, de condutas/contracondutas.

Organizadores:  profa. dra. Regina Baracuhy (UFPB), prof. dr. Cleudemar Fernandes (UFU) e profa. dra. Denise Witzel (UNICENTRO).

𝗣𝗿𝗮𝘇𝗼 𝗱𝗲 𝗲𝗻𝘃𝗶𝗼 𝗱𝗼𝘀 𝗼𝗿𝗶𝗴𝗶𝗻𝗮𝗶𝘀: 𝟯𝟬 𝗱𝗲 𝗮𝗯𝗿𝗶𝗹 𝗱𝗲 𝟮𝟬𝟮𝟯 𝗽𝗲𝗹𝗼 𝘀𝗶𝘁𝗲 𝗱𝗮 𝗿𝗲𝘃𝗶𝘀𝘁𝗮 https://periodicos.ufpb.br/index.php/prolingua

Comentários