CHAMADA: ESTUDOS LITERÁRIOS – DOSSIÊ “DIREITO À LITERATURA E ÀS ARTES: LIBRAS, INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE”
Objetiva-se com esse dossiê acolher contribuições de pesquisadores e estudiosos que atuam na área da literatura, artes, Língua Brasileira de Sinais (Libras), inclusão e acessibilidade, valorizando a diversidade cultural existente no Brasil, contemplando os surdos, minorias linguísticas e pessoas com deficiência. Pretende-se contribuir com conteúdo que tenha relação com a literatura com abordagem em fatores históricos, didáticos, linguísticos, educacionais, tradutórios e artísticos.
Os aspectos que envolvem a acessibilidade têm sido um dos temas emergentes em nossa sociedade. A luta das pessoas com deficiência contra a exclusão que marca as suas vidas é um processo histórico e muito antigo. No caso do direito ao acesso à literatura e às artes, é algo ainda que precisa ser conquistado, tendo em vista que a acessibilidade cultural continua sendo muito incipiente, sendo o acesso dessas pessoas aos bens culturais muito limitado, mesmo com o avanço das tecnologias. Desse modo, as pessoas com deficiência devem ter o seu direito à cultura respeitado, para que elas possam gozar de todas as possibilidades que ela pode proporcionar.
O presente dossiê, portanto, acolherá a multiplicidade de estudos no Brasil que contemplem o direito à literatura e às artes, com foco na Libras, na inclusão e na acessibilidade, possibilitando a visibilidade para tais comunidades e divulgação da diversidade do arcabouço teórico-metodológico produzido.
Segundo Sutton-Spence e Kaneko (2016, p. 24), “a literatura é qualquer corpo de produções baseado na linguagem que é considerado socialmente, historicamente, religiosamente, culturalmente ou linguisticamente importante para a comunidade” (tradução nossa). Acredita-se, portanto, que tal área amplia, transforma e enriquece a experiência humana.
Nesse sentido, percebe-se a necessidade da divulgação dessas produções para a valorização da pluralidade da comunidade surda brasileira e das pessoas com deficiência. Portanto, esse dossiê agregará as produções de e sobre elas.
A revista Gláuks aceita artigos inéditos em português, inglês e espanhol, além de ensaios, resenhas, entrevistas e traduções. Está aberta à comunidade acadêmica, preferencialmente a alunos/alunas e professores/professoras de programas de pós-graduação do país e do exterior.
Data limite para a submissão de artigos: 11/06/23
Editores:
Bianca Sena Gomes (Universidade Federal de Viçosa)
Lucas Romário (Universidade Federal do Cariri)
Ronice Muller de Quadros (Universidade Federal de Santa Catarina)
Comentários
Postar um comentário