FRASEOLOGIA NA ÍNDIA PORTUGUESA DE SEISCENTOS: O TESTEMUNHO DE O SOLDADO PRÁTICO DE DIOGO DO COUTO
[...]
Poucos são ainda os recursos disponíveis para o estudo histórico da fraseologia portuguesa, âmbito disciplinar que, entre outros objetivos, permitiria a elaboração de um dicionário fraseológico histórico, isto é, uma obra de conjunto que compilasse as unidades fraseológicas —em adiante UFs— atuais e pretéritas do português, oferecendo abonações históricas delas e analisando, na medida do possível, a sua cronologia, processo de fixação e de conformação semântica. Um trabalho de tal magnitude não possuiria valor apenas para o melhor conhecimento de um aspeto lexical crucial da língua portuguesa, como é o seu sistema fraseológico, mas resultaria também indispensável para o filólogo e editor de textos antigos e clássicos.
Como editora de textos literários portugueses clássicos, tenho-me deparado com frequência com enunciados fraseológicos de difícil interpretação, por vezes desconhecidos da língua portuguesa contemporânea, sem ter podido recorrer a uma obra que me fornecesse, quanto menos, outras abonações da mesma UF que me permitissem uma mais idónea interpretação do seu valor semântico. Enquanto se provê um tal recurso, que sem dúvida exige uma dedicação exaustiva e demorada, os trabalhos parciais sobre a fraseologia de obras literárias de tempos pretéritos poderão ir oferecendo informação valiosa sobre numerosas UFs, assim como sobre a mesma metodologia a ser desenvolvida para o seu estudo.
A época clássica parece fundamental para a conformação do corpo lexical fraseológico português e interessa determinar qual terá sido o papel desempenhado pelos autores literários nesse processo histórico-linguístico. Este é o trabalho que propomos nesta comunicação, centrando o nosso escopo numa obra literária seiscentista de uma riqueza excecional em enunciados fraseológicos: O Soldado Prático do cronista da Índia portuguesa Diogo do Couto.
[...]
MARTÍN, Ana María García. Fraseologia na Índia portuguesa de seiscentos: o testemunho de O Soldado Prático de Diogo do Couto. Ciências da Linguagem: Língua, Linguística, Didática, p. 15, 2015.
Comentários
Postar um comentário