TEXTO E GRAMÁTICA: UMA INTRODUÇÃO À LINGUÍSTICA SISTÉMICO-FUNCIONAL



RESUMO 

O objetivo deste texto é introduzir o leitor nos pressupostos teórico-metodológicos da linguística sistémico-funcional, procurando sistematizar alguns dos conceitos-chave e dos marcos de desenvolvimento que sustentam o corpo de teoria. A partir de considerações gerais sobre a natureza da língua e o papel da linguagem na vida humana, o artigo começa por explorar a noção de funções da linguagem, para a partir daí explicitar como se erige este modelo de descrição gramatical. Assim, e depois de estabelecida a relação entre linguagem e sistema linguístico, afirma-se a importância do uso linguístico na descrição e constróise o texto quer como unidade de uso quer como unidade de descrição, isto é, como instanciação do sistema e única forma de a este chegarmos, em termos de conhecimento descritivo. 

O artigo prossegue depois com a descrição das relações de probabilidade entre o texto e o contexto, dando conta das noções de registo e de género, para de seguida descrever as redes de escolhas da lexicogramática que realizam o potencial semântico do sistema. O artigo termina com uma sistematização dos tipos/níveis de análise e da metalinguagem a eles associada. 


GOUVEIA, Carlos AM. Texto e gramática: uma introdução à Linguística Sistémico-Funcional. Matraga-Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, v. 16, n. 24, 2009.


Ficou curios@?

Acesse:




Comentários