CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA APLICADA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS NO CEARÁ


RESUMO 


Esta pesquisa objetiva analisar como as pesquisas em LA no PosLA-UECE contribuem para a formação de professores de línguas, identificando quais temáticas, teorias e metodologias têm sido mais recorrentes e as possíveis contribuições, desdobramentos e limitações, com fim em empreender uma investigação sobre como o tema tem sido analisado pelo viés da LA dentro de tal programa. O referencial teórico apoiou-se em Celani (2005), Moita Lopes (2006, 2009), Gimenez (2005) e Miller (2013). Metodologicamente, é possível classificá-la como bibliográfica. A análise revelou que as referidas pesquisas adotaram o letramento literário e a prática e atividade docente como temáticas mais abordadas, as teorias que se destacaram foram os estudos acerca das crenças, ergonomia e clínica da atividade e as metodologias foram a pesquisa-ação, instrução ao sósia e auto confrontação.


LOPES, Renata Chaves; DE SOUSA NASCIMENTO, Iara; DE MORAES, Rozania Maria Alves. CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA APLICADA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS NO CEARÁ.


https://downloads.editoracientifica.com.br/articles/231215257.pdf

Comentários