“SERVIR A DEUS E AO SANTO TRIBUNAL”: PODERES E COOPERAÇÃO ENTRE INQUISIÇÃO E IGREJA NA AMÉRICA PORTUGUESA COLONIAL (CASOS DE PERNAMBUCO, GRÃO-PARÁ E MARANHÃO)


 “SERVIR A DEUS E AO SANTO TRIBUNAL”: poderes e cooperação entre inquisição e igreja na América Portuguesa Colonial (casos de Pernambuco, Grão-Pará e Maranhão) 


Adson Rodrigo Silva Pinheiro 
João Antônio Fonseca Lacerda Lima 

RESUMO: 





O artigo objetiva promover reflexões sobre as habilitações e os papéis desenvolvidos pelos comissários na atuação como agentes inquisitoriais. Além disso, busca-se entender como se deu a realização das trocas administrativas a partir dos bispados de Pernambuco, especialmente do Ceará, do Grão-Pará e do Maranhão, na América Portuguesa com a Inquisição em Lisboa, já que não houve esse tribunal fixo no Brasil. Esse processo de trocas feito pelas instituições, a episcopal e a inquisitorial, eram feitas mediante a cooperação entre os agentes de ambas, com o propósito comum de defender a ortodoxia católica no Ultramar. Dessa forma, o trabalho permite compreender o diálogo constante estabelecido entre elas para que conseguissem cumprir o papel doutrinário do catolicismo.


PINHEIRO, Adson Rodrigo Silva; LIMA, João Antônio Fonseca Lacerda. “Servir a Deus e ao santo tribunal”: poderes e cooperação entre inquisição e igreja na América Portuguesa Colonial (casos de Pernambuco, Grão-Pará e Maranhão). CLIO: Revista Pesquisa Histórica, v. 41, n. 1, p. 219-245, 2023.


https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=9169281

Comentários