DOSSIÊ "PODER, INTOLERÂNCIA E DISCIPLINA EM UM MUNDO GLOBAL": DUZENTOS ANOS DA EXTINÇÃO DO “SANTO OFÍCIO” PORTUGUÊS (1821-2021)
Resumo
O objetivo do dossiê, intitulado “Poder, intolerância e disciplina em um mundo global": duzentos anos da extinção do Santo Ofício português (1821-2021), é reunir pesquisas que examinem o Santo Ofício através de diversos prismas: as relações entre a instituição e a Monarquia portuguesa (e espanhola, durante a União Ibérica), as variações da atuação persecutória relacionadas às conjunturas políticas do Reino e do Ultramar, a ocupação de cargos nos tribunais distritais, dentre outros aspectos, suscitando, debates sobre as trajetórias dos condenados, que incluíam os cristãos novos acusados de judaísmo, os denunciados por sodomia, bigamia, blasfêmia e feitiçaria, padres solicitantes, personagens cujas origens pertenceram a um eclético matiz étnico-racial, permitindo, assim, a tessitura de biografias de inúmeros “protagonistas anônimos da história” (VAINFAS, 2002).
https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/12824
PINHEIRO, Adson Rodrigo Silva; DE JESUS GOMES, Veronica. Dossiê" Poder, intolerância e disciplina em um mundo global": duzentos anos da extinção do “Santo Ofício” português (1821-2021). Revista de História da UEG, v. 11, n. 01, p. e112200-e112200, 2022.
Comentários
Postar um comentário