PROPOSTA DE UM GLOSSÁRIO DE TERMOS DO CRIME NOS AUTOS DE QUERELA DO SÉCULO XIX

 Ticiane Rodrigues Nunes (UECE) 
Expedito Eloísio Ximenes (UECE) 

Considerações iniciais 




O presente estudo faz parte do Grupo de Pesquisa Práticas de Edições de Textos do Estado do Ceará – PRAETECE, da Universidade Estadual do Ceará – UECE, em que são desenvolvidas pesquisas no âmbito dos documentos antigos, com diversificadas abordagens teóricas e metodológicas. Portanto, propomos aqui o desenvolvimento de um estudo que terá como corpus os autos de querela e denúncia do Estado do Ceará, do século XIX, sendo analisado à luz da semântica, da terminologia e da terminografia. 

Esta investigação surgiu a partir de observações que detectaram ser importante a utilização de textos antigos para a divulgação da língua e da história (XIMENES, 2006), a partir dessas observações pudemos notar que a exploração de campos semânticos proporciona um desenvolvimento de pesquisas acadêmicas voltadas para as questões de vocabulário específico, envolvendo as ciências do léxico de modo geral. 

O estudo trás uma proposta de elaboração de um glossário de termos do campo semântico do crime presentes em autos de querela e denúncia, do Estado do Ceará, do século XIX. Sugerimos aqui a elaboração de uma obra terminográfica de consulta que almeja detalhar o processo de desenvolvimento do glossário de termos sobre o crime. Através dessa obra poderemos obter informações mais detalhadas a respeito do campo semântico do crime, suas ações, tipos de crime, instrumentos, verbos etc.

[...]

Comentários