A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA E A PRODUÇÃO DE ATIVIDADES DIDÁTICAS: O QUE (AINDA) PRECISAMOS CONSTRUIR EM CONTEXTO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA
Resumo: Considerando resultados que evidenciam a reprodução de “modelos e práticas gramaticais tradicionais” (ROHLING; REMENCHE, 2015) e a recorrência de “enunciados que demandam apenas reconhecimento de categorias gramaticais” em atividades de análise linguística (PINTON; SILVA, 2021), este artigo objetiva verificar em que medida a prática de análise linguística é contemplada em atividades didáticas produzidas por duas professoras em formação inicial em termos de natureza das atividades, níveis de complexidade requeridos e estratos de linguagem contemplados. Para isso, nesta investigação, focalizamos o contexto formativo de professores de Letras em uma universidade federal do interior do Rio Grande do Sul, especificadamente a disciplina Leitura e Produção textual – Prática de Análise Linguística no Contexto Escolar.
Palavras-chave: Prática de análise linguística; Língua portuguesa; Professores em formação inicial
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