A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA E A PRODUÇÃO DE ATIVIDADES DIDÁTICAS: O QUE (AINDA) PRECISAMOS CONSTRUIR EM CONTEXTO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA


Resumo: Considerando resultados que evidenciam a reprodução de “modelos e práticas gramaticais tradicionais” (ROHLING; REMENCHE, 2015) e a recorrência de “enunciados que demandam apenas reconhecimento de categorias gramaticais”  em  atividades  de  análise  linguística  (PINTON;  SILVA,  2021),  este  artigo  objetiva  verificar  em  que medida a prática de análise linguística é contemplada em atividades didáticas produzidas por duas professoras em formação inicial em termos de natureza das atividades, níveis de complexidade requeridos e estratos de linguagem contemplados.  Para  isso,  nesta  investigação,  focalizamos  o  contexto  formativo  de  professores  de  Letras  em  uma  universidade federal do interior do Rio Grande do Sul, especificadamente a disciplina Leitura e Produção textual – Prática de Análise Linguística no Contexto Escolar.

Palavras-chave: Prática de análise linguística; Língua portuguesa; Professores em formação inicial 

https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/69802

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