A LINGUÍSTICA APLICADA NA CONTEMPORANEIDADE: UMA NARRATIVA DE CONTINUIDADES NA TRANSFORMAÇÃO.
Resumo:
O objetivo do presente artigo é analisar a pesquisa na Linguística Aplicada (LA), focalizando os estudos relacionados ao ensino de línguas e à formação do
professor. São apresentadas evidências da existência de uma relação de continuidade
com a LA nas suas origens, no final da década de 1940, nos EUA, e na década de
1970, no Brasil. O campo, desde o seu nascimento, busca a compreensão de problemas socialmente relevantes que recaem sobre usos da língua, e as possíveis soluções
para tais problemas. A partir de um breve histórico do desenvolvimento da pesquisa
sobre leitura no campo da LA no Brasil, são propostos três tipos de transformações
da área ao longo dos últimos 50 anos: territoriais, epistemológicas e paradigmáticas.
Nesta última, enfocamos a importância de uma abordagem interpretativista, situada,
no desenvolvimento de pesquisas em contextos educacionais, e a emergência de uma área de pesquisa mais recente, a saber, a formação do professor de língua.
Por fim, propomos uma agenda para a LA no Brasil com base nas caracterizações das pesquisas discutidas.
Palavras-chave: Linguística Aplicada; pesquisa; continuidade; transformação.
Comentários
Postar um comentário