CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO: REVISTA MATRAGA


A revista Matraga, da Pós-Graduação em Letras da UERJ, está recebendo artigos e resenhas para os próximos números, aceitando textos em português, inglês, espanhol e francês. Os artigos são submetidos ao sistema de pareceristas duplo-cego e devem seguir rigorosamente as normas de formatação da revista.

Confira a seguir chamadas completas. As submissões são online.

https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/announcement/view/1533


MATRAGA 59

Será dedicado aos Estudos Linguísticos, com o tema Interrelações entre linguagem, cultura e cognição em contextos de uso.

EMENTA
Estudos no âmbito da Linguística Cognitiva e seus vários modelos teóricos vêm, nos últimos anos, ampliando nosso entendimento sobre a organização conceptual, os mecanismos de categorização e a base experiencial da linguagem.  Reconhecida como uma área transdisciplinar, abarca várias abordagens: a gramática das construções, a análise cognitiva de discurso, a sociolinguística cognitiva, a linguística cognitiva aplicada etc.  Como tal, assume a inseparabilidade de forma e sentido e a integração entre linguagem, cognição e conhecimento de mundo. A linguagem, no âmbito desses estudos, é entendida como mediadora da construção do conhecimento e índice de ideologias, modelos culturais, fatores psicológicos, afetivos e funcionais.  No número 59 da Matraga, serão aceitos artigos inéditos, embasados nos diversos Modelos Teóricos da Linguística Cognitiva e em suas possíveis interfaces com ciências afins.  Os artigos poderão configurar-se como reflexão teórica ou análises empíricas, ou, ainda, explorar perspectivas críticas em diversos contextos de uso.  Dentre as temáticas de especial interesse serão consideradas as que levem em conta a base experiencial da linguagem e sua relação com os processos de categorização à luz da polissemia, da integração conceptual, das metáforas e metonímias, dos esquemas imagéticos e dos frames.  Outras temáticas de igual interesse incluem a relação entre linguagem, pensamento e cultura; a relação entre discurso, ideologia e moralidade; a aquisição, o desenvolvimento e o ensino-aprendizagem de línguas, em situações reais de comunicação, inclusive as digitais, sob o viés sociocognitivo.

EDITORES: Tânia Mara Gastão Saliés (UERJ) e Augusto Soares da Silva (Universidade Católica Portuguesa)

CRONOGRAMA:

Submissão de artigos e resenhas: até 31/10/2022 prorrogado para 15/11/2022

Publicação: maio de 2023

Comentários