TESE - LÍNGUA(GEM) E CULTURA: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO DOS CAMPOS LEXICAIS DE VAQUEIROS DO CEARÁ


RESUMO:

O vaqueiro foi responsável pela ocupação do território do Ceará e por meio dele foi possível estabelecer no estado, então Capitania do Siará Grande, a atividade da criação de gado e, posteriormente, de outros animais. Reconhecendo que o vaqueiro é emblemático no sertão, ressalta-se, na presente tese, a linguagem desse ator social como patrimônio cultural e constituinte da cearensidade (PORDEUS JUNIOR, 2003).

Desse modo, a presente pesquisa tem como objetivo investigar a linguagem do vaqueiro do sertão do Ceará como um patrimônio linguístico, histórico e cultural, o que justifica o desenvolvimento de um estudo léxico-cultural, ressaltando a identidade do grupo estudado e divulgando as problemáticas vivenciadas por esse grupo. A metodologia deste estudo é de natureza qualitativa e se fixa no âmbito do método etnográfico para o desenvolvimento de uma observação participante nos municípios de Canindé e Morada Nova, ambos localizados no estado do Ceará.

O percurso metodológico é composto por observações in loco, entrevistas semiestruturadas, delimitação do campo lexical cultura do vaqueiro, elaboração do vocabulário desse campo e discussão reflexiva sobre as relações léxico-semântico-culturais que estruturam esse vocabulário. Como apoio para a realização deste estudo, o referencial teórico é composto por Hoggart (1957), Williams (1960), Thompson (1963), Bauman (2005) e outros teóricos que dialogam na perspectiva dos estudos culturais; por Biderman (1981, 2001), Krieger (2006a) e Pontes (2009), no contexto dos estudos do léxico; por Coseriu (1981) e Bakhtin/Voloshinov (2006), no que se refere à perspectiva da léxico-semântica e às concepções de realidade linguística na Linguística e na Linguística Aplicada; e por Coseriu (1981), Faulstich (1980) e Abbade (2009), quanto à teoria dos campos lexicais. Por fim, chegou-se ao denominador de 641 lexias distribuídas em 12 macrocampos, que por sua vez foram subdivididos em 41 microcampos, divididos também em 28 subcampos e, consequentemente, em 9 subsubcampos.

A partir dessa estrutura, foi possível organizar onomasiologicamente o vocabulário da cultura do vaqueiro e discuti-lo como elemento cultural estruturado léxico-semanticamente, a fim de verificar as relações sígnicas e lexicais inerentes ao âmbito de linguagem dos vaqueiros canindeenses e moradanovenses. Conclui-se que o presente estudo contribui para o reconhecimento da cultura vaqueira como uma cultura nordestina, que traz em seu arcabouço os traços das comunidades rurais do passado, mas que (re)existem até a contemporaneidade por meio da força de vontade em resistir, preservar e divulgar a tradição responsável pelo povoamento da região Nordeste e, principalmente, do estado do Ceará.

Portanto, considera-se que o campo lexical que estrutura o corpus de pesquisa trazido a lume não está fechado, mas pode ser ampliado com a continuidade das investigações, estendendo o estudo a outros municípios e comunidades de vaqueiros do estado do Ceará, ou até mesmo de outros estados que também têm a cultura vaqueira em sua tradição.

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