VISITA À COMUNIDADE INDÍGENA JENIPAPO-KANINDÉ EM AQUIRAZ-CEARÁ

Praeteceanos, Tradiceanos e interessados,


O grupo PRAETECE juntamente com alguns professores e alunos do Curso de História da FECLESC, unidade da UECE, em Quixadá, visitamos, no dia 13 de fevereiro de 2016, a comunidade indígena Jenipapo-Kanindé, localizada a 28 Km da sede do município de Aquiraz-Ceará.

Visitamos o Museu do Índio, guiados pela jovem indígena Raquel que expôs a história de algumas pessoas da comunidade e apresentou objetos e utensílios, fotografias e textos espalhados no salão do museu que funciona no mesmo espaço de uma pousada.

 
 

 


Em seguida, conversamos com a Cacique Pequena, primeira mulher a assumir uma tribo no Brasil, no início da década de 1990. Ela nos recebeu no pátio da escola e passou suas experiências de vida e o modo de pensar sobre o mundo atual. Assistimos a uma apresentação da dança do Toré, ritual muito típico da comunidade, fizemos uma trilha até a Lagoa Encantada, local de grande importância para aquele povo, visitamos uma casa de farinha em funcionamento, em que estava em processo de torra da farinha. Encerramos o passeio com um farto almoço servido pela comunidade com comidas típicas como peixe, galinha caipira, pirão e macaxeira frita, além do arroz e do tradicional baião-de-dois cearense.




A visita foi de grande importância para conhecermos a história da tribo e da sua luta pelo reconhecimento enquanto povo indígena, para conhecermos um pouco mais da geografia de nosso estado, se seu povo e de sua cultura.






Comentários