SIDIS 2015 - 3ª CHAMADA PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ENCERRA AMANHÃ


Encerra-se amanhã (25/09/2015) a 3ª e última chamada para apresentação de trabalhos no SIDIS 2015. 
Não percam!!!

Confiram os eixos temáticos do evento:

1º Territórios, fronteiras e etnicidade: Tensões e conflitos contemporâneos relacionados a discursos, processos identitários e trânsitos resultantes dos encontros/confrontos étnico-raciais, procurando uma reflexão que problematize fronteiras estabelecidas entre as abordagens disciplinares bem como sua relação com processos sociais.

2º Corpo, saúde e identidade: Articulações entre corpo, saúde e identidade mediadas pelo discurso como prática social. O corpo como bandeira identitária em diferentes grupos. Ambiguidades e contradições na relação entre corpo e saúde. Direitos sobre o corpo, políticas públicas e movimentos identitários. 

3º Narrativa e memória: Aspectos epistemológicos, teóricos e metodológicos que orientam as pesquisas sobre modos de narrar e sua articulação com memória, identidade e reinvenção de si. Interfaces das narrativas orais e escritas com a história, a autoria e a subjetividade. Reflexões sobre memoriais de formação.

4º Exclusão e violência: A linguagem na construção dos processos de invisibilização, desigualdade e violência na sociedade. Interrelações entre violência e significação. Pesquisas que entendam a delimitação de fronteiras, muros, burocracias e outros objetos e artefatos, simbólicos e materiais, utilizados na construção da exclusão e da desigualdade. Os papéis das ideologias linguísticas na mediação, manutenção e/ou rejeição da violência e da desigualdade em sociedade. 

5º Sexualidade e gênero: Sexualidade e gênero como questões de discurso. Processos performativos de construção de identidades homoafetivas, heteroafetivas e transafetivas em sua relação com aspectos históricos e políticos das práticas culturais. Poder e violência nas relações de gênero. 

6º Linguagem e subjetividades: A subjetividade na linguagem. Relações entre a linguagem do sujeito e as formas de ser/estar no mundo nas práticas sociais. Processos de subjetivação na contemporaneidade. As diferentes instâncias de controle e disciplinamento social e as formas de empoderamento e transgressão do sujeito. 

7º Comunicação, design e vida urbana: As práticas comunicacionais urbanas em suas várias dimensões: interventivas, estéticas, socioeducativas, transgressivas e propositivas. Movimentos identitários e manifestações da linguagem ligadas à arte e ao urbano, que constituem espaços para reflexão e transformação da realidade.

8º Ação política e movimentos sociais: Conceitos de cultura política e suas relações com os movimentos sociais e os novos atores sociais em suas práticas culturais radicais na sociedade. As interações discursivas que esses atores propõem ao Estado e vice-versa. Políticas identitárias e lutas por reconhecimento.  

9º Artes, mediações e práticas culturais: A arte em seus processos de interatividade. Manifestações artísticas e culturais como experiência estética, formas de sociabilidade, diálogos e mediações na construção do conhecimento. Práticas culturais e afirmação de identidades.

10º Processos de formação e ensino: As práticas pedagógicas em processos de construção das identidades docente e discente. Políticas de formação docente e sua relação com a prática pedagógica em experiências do ensinar e do aprender. Saberes e mediações na relação com o ensino e a construção do conhecimento no âmbito do fazer pedagógico.

11º. Infância e mídia: A construção do conceito de infância em seus aspectos históricos, políticos e discursivos articulados às práticas sociais que delimitam ou borram a fronteira intergeracional, tais como as práticas educativas, lúdicas e midiáticas. As dimensões performativas, interacionais e discursivas das definições identitárias das crianças e a esfera midiática na vida contemporânea.


Confiram também a programação do SIDIS 2015: http://uece.br/eventos/sidis2015/

Maiores informações no site do evento: http://uece.br/eventos/sidis2015/

Vamos Participar pessoal! É um evento internacional em Fortaleza!

Comentários