DO TEXTO AO TEXTO: A LEITURA DE HQS ADAPTADAS DE OBRAS LITERÁRIAS CLÁSSICAS SOB A PERSPECTIVA DA SEMIÓTICA DISCURSIVA.
Resumo:
O domínio da habilidade de leitura é extremamente importante
em uma sociedade letrada na cultura da escrita. E ler bem implica mais que
decodificar. Desse modo, ler é saber interpretar e reconhecer sentidos
orientados, diferenciando a realidade de cada texto lido. No processo de
leitura do texto literário, a Semiótica fornece importantes contribuições, a
fim de gerar no leitor uma efetiva produção de sentido do texto. A partir
dessas considerações, a Semiótica se estabelece entre as ciências sociais como
a ciência da significação, objetivando estudar os percursos semióticos verbais,
não verbais e sincréticos. O objetivo desta pesquisa é investigar o
desenvolvimento da competência leitora e as aspirações de leitura dos alunos,
com o fito de construir uma proposta de intervenção didática em leitura de
adaptações de obras literárias para História em Quadrinhos, com base na
Semiótica Discursiva. Para tanto, articulamos um arcabouço teórico com ênfase
nas concepções de leitura em diálogo com a Semiótica Discursiva, como base para
a construção do produto técnico em leitura; discutimos a importância das
Histórias em Quadrinhos para a promoção da leitura em sala de aula;
relacionamos impressões de leitura expressas e percebidas pelos alunos durante
a entrevista e a observação da aula de leitura; elaboramos um protótipo de um
Caderno Estruturado de Leitura Textual (CELT) intitulado Ilha da Significação
com uma adaptação em Histórias em Quadrinhos de uma obra da literatura clássica
brasileira. A base teórica que serviu de apoio é a da Semiótica Discursiva com
Greimas e Courtés (2008), Pietroforte (2009), Zilberberg e Fontanille (2001) e
Fontanille (2007), e teorias voltadas para a leitura, apregoadas por Solé
(1998), Kleiman (2012), Koch (2008), Antunes (2009), e outros que seguem a
mesma proposta teórica, de um lado. De outro, para o trato com quadrinhos,
foram utilizadas as reflexões de Cagnin (2014), Ramos (2014) e Vergueiro
(2017). Esta é uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, realizada
com 25 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II da Escola de Ensino
Fundamental José Cardoso de Araújo, localizada no Sítio Aroeiras, Distrito José
de Alencar, zona rural da cidade de Iguatu-CE, os quais foram convidados a
participar juntamente com o professor de Língua Portuguesa que atua nesta
turma. Levando em consideração a entrevista com a turma de 9º ano da Escola de
Ensino Fundamental José Cardoso de Araújo, foi notória a recorrência do desejo
dos alunos em terem, em sala de aula, uma atividade envolvendo histórias em
quadrinhos e o conhecido jogo Garena Free Fire, jogado por quase toda a turma.
Com base nestas reflexões teóricas e nas aspirações dos alunos, o resultado
desta pesquisa foi um Caderno Estruturado de Leitura Textual (CELT) intitulado
de Ilha da Significação como meio de significa o livro O Guarani, de Ivan Jaf.
HOLANDA, Francisco José.
Do texto ao texto: a leitura de HQs adaptadas de obras literárias clássicas sob
a perspectiva da semiótica discursiva. 2021. 214f. Dissertação (Mestrado
Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores,
Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2021.
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23592
Comentários
Postar um comentário