CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO: REVISTA MATLIT
A existência de histórias e tradições regionais e nacionais diversas não pode ser ignorada nesse contexto, considerando que as sociedades não se encontram nos mesmos estágios de produção tecnológica e de democratização do acesso às tecnologias. Como as HD muitas vezes reproduzem e reconfiguram as assimetrias e desigualdades económicas, e diante de uma corrida global para a institucionalização do campo e da acentuada competição por financiamentos, continua sendo importante reivindicar modelos metodológicos que fujam à hegemonia dos paradigmas criados pelos eixos anglo-americano e do norte da Europa, que desde o início caracterizam a investigação acerca das novas tecnologias nas Humanidades.
Por isso, este número da MATLIT pretende reunir artigos que reflitam sobre formulações conceituais, práticas e métodos das Humanidades Digitais no contexto de países latinoamericanos. Procura-se, assim, ampliar o debate sobre a geopolítica do campo e oferecer uma imagem diversificada de suas práticas e tradições em espaços culturais diversos. Desde uma perspectiva situada, que articula um contexto específico de desenvolvimento tecnológico à produção do conhecimento humanístico, é possível dar maior visibilidade a abordagens que não apenas pressupõem o digital como ferramenta de investigação nas Humanidades, mas que elegem o digital —e as suas ferramentas— como objeto de investigação. Os tópicos possíveis podem incluir, entre outros:
Particularidades dos objetivos, métodos e alcance das Humanidades Digitais em países latino-americanos;
Assimetrias regionais de acesso e de uso das ferramentas computacionais;
Arquivos, antologias e repositórios de literatura digital ou arte digital de um ou mais países latino-americanos;
Análise de obras digitais a partir de uma perspectiva situada, que articula a produção literária/artística a um contexto específico de desenvolvimento tecnológico;
Arquivos digitais como recurso didático das Ciências Humanas ou das Ciências Sociais no contexto latino-americano.
FORMATOS DE ARTIGO: artigo de investigação; artigo sobre projeto em curso; artigo de investigação baseada na prática. Extensão variável: 3500 a 7000 palavras (incluindo referências).
PRAZO: A submissão de artigos encerra a 15 de abril de 2023. As notificações de aceitação/rejeição serão enviadas até 15 de maio de 2023.
MATLIT publica artigos nas seguintes línguas: Português, Inglês e Espanhol.
Os autores devem registar-se e submeter os artigos na plataforma da revista: https://impactum-journals.uc.pt/matlit/user/register
A informação sobre as normas de apresentação encontra-se em: https://impactum-journals.uc.pt/matlit/about/submissions
Mais informações podem ser obtidas através das editoras deste número:
Manaíra Aires Athayde mathayde@ucsb.edu
Rejane Rocha rejane@ufscar.br
Comentários
Postar um comentário