MESA-REDONDA: CONFLITOS NO LESTE EUROPEU : O QUE PENSA A LINGUÍSTICA APLICADA CRÍTICA SOBRE O TEMA?

 


A Linguística Aplicada Crítica (LAC), enquanto ciência indisciplinar, entende que as atividades humanas são linguageiras. Essas, por seu turno, são perpassadas por tensões performam ações que se disseminam em diferentes espaços sociais. Mas o que é o social? Com a globalização, o contexto social compreende desde microespaços territorialmente demarcados por fronteiras, a macroespaços continentais, alianças geopolíticas, acordos de paz, tratados… Ainda que não seja de conhecimento comum, todavia, conflitos geopolíticos, como os que assolam a Ucrânia, afetam diretamente a economia brasileira e a sociedade como um todo.

Ucrânia e Rússia fazem parte do eixo denominado Leste Europeu, Europa Oriental, ou Europa do Leste. Com a dissolução da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), na década de 90, Rússia e Ucrânia que outrora partilhavam da mesma ideologia, começaram a trilhar caminhos distintos. Ainda nessa mesma década, Rússia e Estados Unidos se aproximam visando a acordos econômicos. A Ucrânia e os outros países menores começam a se aproximar mais da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e nos anos 2000 países como Letônia, Estônia e Lituânia passaram a integrar a OTAN e ao fazerem parte da organização o poderio da Rússia, sobre essas nações, foi enfraquecendo. Com a chegada de Vladimir Putin, em 1999, ao Kremlin, sede do governo russo, a política de conquista e retomada dos antigos territórios, da extinta URSS, tomou fôlego e a partir de então a região do leste europeu passou a vivenciar batalhas territoriais.    

Nesse jogo de tensões sociais, ideológicas e armadas, a priori, entendemos que esses conflitos estão além do poder simbólico (BOURDIEU, 2003), e podem estar alicerçados na ordem de uma microfísica do poder (FOUCAULT, 2013). Mas o que pensa a LAC a respeito dos conflitos no Leste Europeu ?

Assim sendo, nós do Grupo de Estudos Interdisciplinares da Linguagem (GEIL), liderado pela profa. Dra. Dina Martins Ferreira, gostaríamos de dialogar com a comunidade acadêmica e público em geral sobre essa temática. Para enriquecer esse debate, contaremos com as ilustres presenças dos professores Kanavillil Rajagopalan (UNICAMP), Raimundo Ruberval Ferreira (UECE) e Daniel do Nascimento e Silva (UFSC).


Data : 14.06.2022

Horário : 13h30 às 15h

Inscrições :  https://forms.gle/LSxFgyTgHdxbVWg17


Comentários