CHAMADADE TRABALHOS – LITERATURA (v. 15, n. 3, 2022): A DIMENSÃO CULTURAL DO OCEANO NA ÓRBITA DE MAGALHÃES: POSSÍVEIS SIGNIFICADOS E CRUZAMENTOS CULTURAIS

 


A revista Letrônica está recebendo manuscritos inéditos sobre A dimensão cultural do oceano na órbita de Magalhães: possíveis significados e cruzamentos culturais.

A proposta visa a publicar artigos que discutam e considerem reflexões teóricas, a partir de textos literários ou produções culturais relacionadas, sobre os possíveis significados e cruzamentos culturais em torno do oceano, considerando a viagem de circum-navegação de Magalhães como uma das viagens fundamentais da interconexão global.

A grande viagem pelo oceano de fronteiras invisíveis (Nascimento dos Santos, 2015) em torno da Terra não só alterou a noção física do mundo, mas também mudou o próprio espaço mental da Humanidade. Tornou-o mais diversificado e aberto, tanto na perspectiva do Renascimento europeu como na perspectiva dos povos indígenas (Garcia, 2019), embora para estes as consequências nem sempre tenham sido positivas. A circum-navegação modificou o orbe e a história da navegação, entregando novas representações e estabelecendo novos significados que persistiram ao longo do tempo, por isso a discussão do tema apresentado neste dossiê torna-se importante.


ORGANIZAÇÃO:

Dr. Pedro Theobald (PUCRS, Porto Alegre, Brasil)

Dra. Daiana Nascimento dos Santos (Centro de Estudos Avançados – Universidade de Playa Ancha, Valparaíso, Chile)

Dra. Ximena Urbina Carrasco (Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso, Valparaíso, Chile)

Dra. Maria de Fátima Gil (Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal)

Doutorando Ívens Matozo Silva (PUCRS, Porto Alegre, Brasil)


DATA DE SUBMISSÃO: de 03/05/2021 a 05/09/2021


Comentários