RBEB ANUNCIA CHAMADA DE TEXTOS E VÍDEOS PARA EDIÇÃO SOBRE O BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Em 07 de setembro de 2022 o Brasil completará 200 anos desde a sua Independência de Portugal. De lá pra cá, os grandes nomes, feitos e acontecimentos que moldaram a história oficial do Brasil também se fizeram presentes das mais diversas formas na educação. Por isso, a Revista Brasileira de Educação Básica anuncia sua chamada para artigos e produções audiovisuais que integrarão edição especial dedicada à Educação e o Bicentenário da Independência.

Para além de retomar os acontecimentos de 1822, a edição visa também problematizar as histórias silenciadas neste bicentenário. Os artigos e produtos audiovisuais selecionados terão como temática o Bicentenário da Independência do Brasil, para socializar experiências e suscitar reflexões sobre abordagem das lutas pela Liberdade no Brasil na Educação Básica.

A construção da edição especial será coletiva. O convite é aberto para professoras e professores produzirem artigos, preferencialmente hipertextos, ou vídeos sobre atores sociais, narrativas, comemorações que constituíram estes 200 anos, suas relações com nossa Améfrica e sua presença/ausência na Educação Básica.

A chamada

A RBEB já está recebendo submissões para este número especial. A data-limite para envios é o dia 30 de novembro de 2021, mas o prazo pode ser encerrado precocemente caso a organização reúna 32 produtos – entre textos e vídeos – antes da data.

Os envios de artigos devem estar de acordo com as normas de submissão da RBEB. No escopo da edição, artigo é todo material escrito e, preferencialmente, hipertextual, que relate experiências,  desenvolva reflexões e/ou apresente resultados de pesquisa sobre a temática deste número. Considera-se material hipertextual um texto escrito que se articula com outros textos, vídeos, imagens, sons disponíveis na Internet por meio de links.

Os vídeos podem ser de caráter jornalístico, educativo, artístico, entre outros, e não ultrapassar 30 minutos de duração.

Comentários