DISC. PROJETO ESPECIAL V - AULA 10, 11 e 12 - 2017.2 (Letras/UECE - Profa. Claudiana Alencar)

Alunos da Disc. Projeto Especial V,
Nas últimas aulas tivemos a Semana Universitária da UECE, a participação da Profa. Patrícia Limaverde, discutindo sobre ecologia dos saberes, e a discussão do texto do Krenak (2015) sobre a epistemologia ameríndia, conduzida pelo Felipe Coelho.

Na última aula, fizemos também o sorteio das etnias, a saber:

Equipe 1 – Tapeba (Caucácia): Natália Miranda, Deise, Rebeca;
Equipe 2 – Tremembé (Almofala): Lorena Colaço, Rômulo Rocha, Gabriela;
Equipe 3 – Gavião: Paulo Dalcy, Natália Nayane;
Equipe 4 – Potiguara (Monsenhor Tabosa): Elisabeth Lilian, Joverlan, Maria Sueli;
Equipe 5 – Jenipapo-Kanindé (Aquiraz): Nayara de Oliveira, Denaba;
Equipe 6 – Tupinambá (Crateús): Abdiel Anselmo, Alexssandro Pereira, Tatielly Farias;
Equipe 7 – Tubiba-Tapuya: Caiane Alves, Camila Vasconcelos, Nataly Oliviera;
Equipe 8  Tapeba (Caucaia): Lidiane Nunes, Mariana Júlia, Tanandra Evelen;
Equipe 9 – Tabajara: Rayane Nogueira, Anandra Pedrosa, Leonardo Colares;
Equipe 10 – Pitaguary (Maracanaú): Letícia, Aristenia, Cristilane;
Equipe 11 – Kanindé de Aratuba: Andressa de Souza, Dayane Siebra, Pedro Luiz;
Equipe 12 – Kanindé de Kanindé (Canindé): Rita Carneiro, Bruna Larissa, Bruna Uchoa;
Equipe 13 – Anacé: Arícia Amaro, Anastácio Júnior, Geovânia Mota;
Equipe 14 – Kalabaça: Ana Caroline Gadelha, Tamires Nunes, Jordan César;
Equipe 15 – Tapuya-Kariri: Vanlei Irineu Alves, Ana Karina de Souza, Aletéia Paulina;
Equipe 16 –  Tremenbé: Luana, Ana Paula, Railane.

Organizamos também um roteiro metodológico para orientá-los na pesquisa, a saber:

ROTEIRO METODOLÓGICO
  1. Pesquisar no site do IBGE os topônimos da região onde habita a etnia pesquisada;
  2. Confirmar por meio de pesquisa bibliográfica (dicionários, vocabulários e publicações em geral) e etnográfica (pesquisa de campo presencial e/ou virtual) a origem indígena dos topônimos encontrados;
  3. Conversar com os membros da etnia sobre o significado, a motivação e demais informações sócio-históricas e culturais que esclareçam os topônimos encontrados;
  4. Produzir a ficha toponímica para cada topônimo indígena encontrado;
  5. Apresentação oral dos dados encontrados e analisados;
  6. Entrega dos dados e das análises (diário de campo, transcrição, glossário).


Nosso próximo encontro acontecerá dia 13 de novembro de 2017, quando realizaremos a Oficina do software Lexique Pro. Para a oficina é necessário que pelo menos um membro de cada equipe traga um computador. Na oficina, instruiremos sobre o preenchimento da ficha toponímica que será operacionalizada e organizada em formato de glossário com o auxílio da ferramenta computacional Lexique Pro.

É importante lembrar que no dia 13/11/2017 iniciaremos a aula às 8h30.

Disponibilizamos aqui os links sobre o software, a fim de que vocês já possam explorá-lo:

Forte abraço!
Claudiana, Ticiane, Nadja e Felipe

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